Siga o OTD

Basquete

Santo André derrota São José e fica a uma vitória do título

Divulgação

A equipe de Santo André deu um passo importante para conquistar o bicampeonato Paulista de basquete feminino. Na noite desta quarta-feira (15), mesmo jogando em São José dos Campos, derrotou o São José por 86 a 72 (45 a 36 no primeiro tempo).

Agora, a série melhor de três vai para Santo André, onde o time do técnico Bruno Guidorizzi poderá fechar a série. Ao time do Vale do Paraíba, resta vencer o segundo encontro para forçar um jogo decisivo no domingo.

Um primeiro período arrasador. Foi assim que o time de Santo André entrou na partida decisiva contra São José, ao fazer 27 a 16, graças a uma ótima defesa e também um ataque sem precipitação e muito controlado. No segundo período, São José melhorou muito, chegou a vencer por 20 a 18, mas a primeira etapa do jogo foi do time do ABC por 45 a 36.

Voltando do intervalo disposto a aumentar a diferença, o atual campeão paulista abriu logo 14 pontos (57 a 43), obrigando o técnico Carlos Lima, do São José a pedir tempo. Mantendo o ritmo forte, o time andreense foi aumentando aos poucos sua vantagem, até fazer uma parcial de 21 a 12 no terceiro período e subir 18 pontos na frente: 66 a 48.

A equipe de São José bem que tentou pressionar no quarto período, fez uma parcial de 24 a 20, porém não conseguiu colocar em risco a vantagem colocada durante todo o jogo do atual campeão.

Maira Andrade Horford, com 21 pontos, sendo quatro de seis bolas de três pontos, mais dois rebotes e duas assistências, foi a principal jogadora de São José, seguida por Vitória Marcelino (17 pontos, cinco rebotes e duas assistências.

Pelo lado de Santo André, o maior destaque foi Ariadna Felipe, com 23 pontos, 10 rebotes e três assistências, seguida por Jaqueline Silvestre (22 pontos, dois rebotes e uma assistência.

“Não montamos o time para ser campeão. O time deles sim. Podíamos ter jogado melhor, mas elas estiveram numa noite muito feliz, acertando muitas bolas de três pontos. Agora precisamos colocar na cabeça das meninas que tem um segundo jogo e precisamos ir a Santo André para jogar com tranquilidade, fazendo um jogo consciente e sem o número de erros que cometemos em casa”, analisou o técnico Carlos Lima, de São José.

Para Bruno Guidorizzi, técnico de Santo André, o primeiro passo foi dado. “Fizemos um bom jogo, por sinal muito bonito apesar do início nervoso das duas equipes. Precisamos continuar focados, para fechar no sábado. Precisamos fazer novamente um jogo consciente igual apresentamos aqui em São José”, afirmou.

Silvinha Gustavo foi uma das jogadoras que começou a incomodar a defensiva de São José ao acertar logo no início do jogo uma bola de três pontos. “Jogamos muito bem. Fizemos um jogo bonito próximo  da perfeição. Nosso time foi animal. Agora nosso desejo é acabar no sábado e conquistar o título.

Playoff final: Santo André 1 x 0 São José

Jogo 1 – São José 72 x 86 Santo André, em São José dos Campos

Jogo 2 – sábado (18/11), 19h30, em Santo André

Jogo 3 – domingo (19/11), 19h30, em Santo André*

*se necessário

Mais em Basquete