Siga o OTD

Basquete

Com virada espetacular, Joinville supera o Franca no NBB

Wilian Oliveira

Após ficar 23 pontos atrás no placar, Joinville vira sobre o Franca e estreia com vitória no NBB.

O público que compareceu ao Centreventos Cau Hansen, em Joinville, viu uma partida espetacular na tarde desta quarta-feira (15). A equipe catarinense, que voltou à competição mais importante do basquete brasileiro após 5 anos, recebeu o Franca. A partida foi marcada por dois tempos distintos, em que cada time dominou o adversário por um longo período. No final, o Joinville venceu o Franca por 66 a 59 para a alegria da torcida que lotou o ginásio.

Franca domina a primeira metade

O nervosismo tomou conta da equipe catarinense no primeiro quarto. Eram muitas tentativas de arremesso equivocadas. O peso da estreia fazia a diferença. O Franca, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou-se. Fazendo o básico e acertando várias cestas de dois conseguiu uma parcial de 17 a 9 ao término do primeiro quarto.

No segundo quarto, a diferença foi ainda mais gritante. Para se ter ideia do desespero do Joinville, o time errou os primeiros 12 arremessos de três pontos e só acertou o primeiro no último minuto da primeira metade. A diferença chegou a ser de 23 pontos para a equipe paulista. Os dois elencos foram para o vestiário com 36 a 16 no marcador.

Joinville desperta no vestiário

Os primeiros segundos do terceiro quarto mostraram que a equipe de Joinville voltou diferente para a partida. Liderados por Maxwell, foram buscar uma reação que parecia impossível. O terceiro quarto terminou com uma parcial de 29 a 13 para o time de Santa Catarina, que diminuiu a diferença para apenas 4 pontos.

O último quarto foi de puro nervosismo. As duas equipes se equilibravam, errando muitos ataques. Quando faltavam cinco minutos para o fim da partida, o Joinville começou a ser dominante, virou a partida e disparou na liderança. Nos minutos finais, Vezaro brilhou e comandou o time à vitória. Final de jogo: Joinville 66 x 59 Franca.

Situação das equipes

O time do interior paulista agora soma duas derrotas em três jogos, enquanto o Joinville, que estreou hoje, tem 100% de aproveitamento. O próximo desafio do time de Santa Catarina é contra o Bauru, fora de casa, na sexta-feira (17), às 20h. Já o Franca, no mesmo dia e horário, visita o Caixas.

Destaques

Os melhores jogadores em campo foram Vezaro e Maxwell, do Joinville, que cresceram no momento decisivo da partida. Nas estatísticas, eles também lideram. Veja:

Joinville:

Cestinha: Vezaro, 23 pontos
Rebotes: Maxwell, 10
Assistências: Stocks, 5

Franca:

Cestinha: Gruber, 12 pontos
Rebotes: Cipolini, 11
Assistências: Léo, 4

Mais em Basquete