Siga o OTD

Basquete

Minas vence o Vasco no último segundo na 1a rodada da NBB

Em um jogaço disputado em Belo Horizonte, Minas Tênis Clube derrota
o Vasco por 82 a 81 e começa bem no NBB

O NBB começou de forma emocionante para Minas Tênis Clube e Vasco da Gama, nesta terça-feira (07/11). Em um jogo de tirar o fôlego, o time mineiro desta vez superou o seu algoz na decisão da Copa Avianca, por 82 a 81, ali mesmo na Arena Minas Tênis Clube, e estreou na principal competição do basquetebol nacional com o pé direito.

Momento chave: Com um ponto de desvantagem a 11 segundos do fim, o Vasco forçou uma volta de quadra do ataque mineiro e recuperou a posse de bola. Depois de um pedido de tempo de seu técnico, André Barbosa, David Jackson recebeu o passe da lateral, segurou um pouco a bola e acionou Fúlvio na zona morta, o armador ameaçou um arremesso de 3 pontos, cortou a marcação e ficou livre para ganhar a partida com um chute de 2 pontos, mas errou. Na sequência, Guilherme Giovannoni pegou o rebote de ataque, mas o cronômetro estourou antes que ele pudesse tentar outro arremesso.

Fora de série: Que atuação espetacular de Gegê em sua estreia com o uniforme mineiro pelo NBB. Responsável por ditar o ritmo do ataque do Minas, o armador foi desafogo em diversas situações, convertendo bolas de 3 pontos no estouro do cronômetro, e acionando diversos de seus companheiros. Ao todo, foram 18 pontos, cinco rebotes, 11 assistências e quatro roubos de bola para o camisa 19, que somou 28 de eficiência.

Grande ajuda: Além de Gegê, o Minas contou com ótima contribuição do resto de seu quinteto titular para sair vencedor nesta noite. Evan Roquemore anotou 13 pontos e distribuiu sete assistências; Teichmann teve dez tentos, oito rebotes e cinco assistências; enquanto Wesley marcou dez, e Billi Rush sete pontos.

Carta na manga: Outro que se destacou pelo time mandante foi Jefferson Campos. Vindo do banco de reservas, o ala/armador esteve em quadra por 20 minutos e foi importantíssimo tanto na defesa, atrapalhando a vida de Fúlvio e Nezinho, quanto no ataque, com 12 pontos anotados.

 

Gigante: Pelo Vasco, o principal destaque foi Lucas Mariano. Absoluto dentro do garrafão, o pivô terminou a partida como cestinha do time cruzmaltino, com 17 pontos anotados em 21 tentatados (81,0% de aproveitamento), além de seis rebotes.

Não deu: Apesar da derrota na estreia, o Vasco lutou até o último segundo e não saiu com o resultado positivo de BH por muito pouco. Outros destaques do time carioca foram: Gustavo Basílio (13 pontos), Guilherme Giovannoni (12 pontos e nove rebotes) e Fúlvio (dez pontos, quatro rebotes e seis assistências).

Início mineiro: Com uma defesa bem estabelecida, que dificultou muito as infiltrações vascaínas, o Minas fez um primeiro quarto dominante. No ataque, Gegê esteve muito inspirado (8/8 nos pontos tentados) e foi peça fundamental para a vitória do grupo comandado por Flávio Espiga na parcial inicial, por 20 a 11.

Acirrado: No segundo período, o Vasco reagiu e equilibrou o confronto. Com Gustavo Basílio vindo bem do banco e Lucas Mariano ‘entrando’ de vez na partida, o cruzmaltino venceu a parcial por 20 a 15, e foi para o intervalo com apenas quatro pontos de desvantagem (35 a 31 para o Minas).

Alto nível: A volta do intervalo foi emocionante para Minas e Vasco. Com os dois times trabalhando muito em transição, com ataques rápidos e bem eficientes, mineiros e cruzmaltinos tiveram ótimas performances ofensivas na parcial. Muito pelo início espetacular, com uma corrida em 14 a 6 em menos de quatro minutos, os donos da casa venceram o período, por 27 a 24, e foram para os dez minutos finais com sete pontos de frente (62 a 55).

Haja emoção: O que não faltou foi emoção no último quarto de partida. Enquanto o Minas tentava segurar sua vantagem, o Vasco corria atrás para reagir. Foi assim durante grande parte da parcial, até que Nezinho empatou o confronto com uma bola de 3 pontos a 54 segundos do fim. Os donos da casa voltaram a estar à frente do marcador, mas perderam a posse de bola, e no contra-ataque, Fúlvio voltou a empatar a partida. Porém, na tentativa do Minas de repor rapidamente a posse de bola, o armador cruzmaltino cometeu violação e sofreu falta técnica que decidiu a partida. O time carioca ainda teve a possibilidade de vencer o jogo com Fúlvio, mas o camisa 11 não converteu a tentativa de 2 pontos no estouro do cronômetro.

O duelo Minas x Vasco, válido pela primeira rodada do NBB, acontece nesta terça-feira.

A espera está perto do fim. Depois de mais de dois meses de treinos físicos e táticos, Minas e Vasco irão estrear na temporada 2017/18 do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta terça-feira (7/11), às 21h30, na Arena Minas Tênis Clube, a equipe comandada pelo técnico Flávio Espiga receberá o Vasco da Gama. A partida será transmitida ao vivo no Sportv e em tempo real aqui no Olimpíada Todo Dia.

+ VEJA A TABELA COMPLETA DO NBB 2017-18

Curiosamente, há uma semana do início do NBB, Vasco e Minas estavam se enfrentando. O jogo valeu pela final da Copa Avianca, um torneio preparatório para a maior competição do basquete brasileiro. Na ocasião, o time carioca saiu vencedor, por um placar elástico, de 81 a 57.

Mesmo com a derrota no último jogo, o armador Gegê ficou feliz com o desempenho da equipe na competição: “A experiência foi muito satisfatória. Jogadores e comissão técnica estão de parabéns. Sabíamos que enfrentaríamos grandes equipes, lutamos de igual para igual, não abaixamos a cabeça para ninguém. Independentemente do resultado final, não faltou garra, determinação. Isso é o que importa. Todo o grupo está de parabéns. Agora, temos que pensar daqui para frente”.

Flávio Espiga, técnico do Minas, comentou sobre o ponto positivo de enfrentar o rival da final da Copa Avianca na estreia do NBB: “O lado bom é que conhecemos a forma de jogo deles. Está bem fresco em nossa memória o que temos que fazer. Em menos de uma semana, nos enfrentamos duas vezes. Sabemos das falhas deles, mas também sabemos das qualidades. Para fazer um bom jogo, sabemos o que temos de acertar e quando não podemos errar.”

Ingressos

Os valores dos ingressos são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), e os portões serão abertos uma hora antes do início do confronto. Os sócios do Minas também já podem adquirir os ingressos nas Centrais de Atendimento do Clube. Crianças de 5 a 12 anos, estudantes, maiores de 60 anos e associados do Minas, todos mediante apresentação de documento, pagam meia-entrada.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete