Siga o OTD

Basquete

Temporada 2017/2018 do NBB é lançada em São Paulo

A temporada 2017/2018 do NBB foi lançada em São Paulo, nesta quinta-feira, (01), com a presença de jogadores, técnicos , todos comentaram o que esperam desta que será a décima edição da competição

Chegou a hora da décima edição do NBB. No início da tarde desta quarta-feira (01/11), em evento realizado no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), a temporada 2017/2018 do maior campeonato de basquete do país foi inicialmente inaugurada.

A cerimônia contou com a participação de atletas, técnicos e dirigentes de todas as equipes que disputarão a competição nacional, além de todo o corpo diretivo da LNB. Nesta temporada, o NBB terá a participação de 15 times, oriundos de oito Estados diferentes – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande Do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Bahia.

“Depois de muito tempo na Europa, comecei a acompanhar o movimento que ocorria no Brasil com a criação do NBB e os principais clubes do país aderindo. Acompanhei a primeira temporada e me interessei. Brasília tinha acabado de ser derrotado pelo Flamengo na final, com um grande time, e me procuraram. Vi como uma grande oportunidade e me juntei ao time. Agora estou indo para minha nona temporada, em uma equipe diferente, e muito feliz por fazer parte dessa história”, disse o ala/pivô Giovannoni, um dos grandes reforços do Vasco para a temporada.

Ao longo do evento, quatro dos maiores jogadores da história recente do basquete nacional subiram ao palco e relembraram um pouco do que se passou desde a primeira edição do campeonato. Foram eles: Alex Garcia, do Sendi/Bauru Basket, Guilherme Giovannoni, do Vasco da Gama, Marcelinho Machado, do Flamengo, e Murilo Becker, do Universo/Vitória – todos já eleitos MVP do NBB anteriormente.

“A LNB surgiu como um novo modelo de competição, que exigia maior participação dos clubes e isso vem sendo um sucesso, com a competição crescendo a cada ano. Esta é minha última temporada sim. Acredito que vou sentir falta, mas tudo tem uma hora na vida”, disse Marcelinho, que se aposentará ao final desta temporada.

“O grupo do Flamengo vem conversando muito antes da temporada começar. Vai ser uma temporada especial para mim, mas para os meus companheiros também. Já vem sendo especial para mim e eu venho percebendo isso no dia a dia. Por exemplo, hoje é meu último evento de lançamento do NBB. Porém, o foco total é no Flamengo. Queremos brigar por todos os títulos que vamos disputar e minha aposentadoria é algo secundário”, completou o camisa 4 rubro-negro.

Indo para sua décima edição, o NBB soma feitos incríveis para o basquete nacional. Desde a criação da competição, dez equipes brasileiras conquistaram títulos continentais – seis da Liga Sul-Americana e quatro da Liga das Américas. Outro ganho dos últimos dez anos foi o surgimento de uma nova safra de jogadores.

“Nestes dez anos a competição vem crescendo a cada temporada. Hoje tem a parceira com o Twitter, com o Facebook. Com estes investimentos e esta busca muitos atletas foram aparecendo. Como Yago, do Paulistano, de apenas 18 anos, com uma personalidade incrível, o Jaú do Bauru, outro grande jovem jogador. Nos dois dias em que participei do Nike Elite NBB Camp, pude passar um pouco da minha vivência para os jovens e também aprendi muito com eles. Este é o caminho certo para que consigamos mais resultados a longo prazo”, exaltou o pivô Murilo.

A abertura oficial do NBB 2017/2018 acontece neste sábado (04/11), com a redição da última decisão, entre o atual campeão Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo. A partida terá início às 14 horas e contará com transmissões ao vivo de Band e SporTV.

Atual campeão, Bauru chega para a competição com algumas caras novas em seu elenco, como o armador Kendall Anthony, ex-Macaé, o ala/pivô Renan Lenz, ex-Pinheiros, e o pivô Hettsheimeir, que retornou após passagem pela Europa.

“Na temporada passada, nenhum dos quatro primeiros colocados na fase de classificação chegaram às semifinais. Isso mostra o equilíbrio do campeonato. O Bauru soube vencer as partidas certas e venceu o título. Depois de perder dois anos para o Flamengo, o time teve nova oportunidade e foi merecedor pelo que fez em quadra. Temos um novo elenco, mas o time manteve a ambição de vencer” disse o capitão bauruense Alex Garcia.

Mais em Basquete