Siga o OTD

Basquete

Nick Okorie lidera triunfo do Vitória sobre o Botafogo

NBB

Em duelo extremamente parelho e decidido somente nos minutos finais, o Universo/Vitória venceu o Botafogo, por 86 a 81, e se credenciou à disputa da medalha de bronze da Copa Avianca. No entanto, o triunfo rubro-negro teve um responsável em especial: Nick Okorie. O norte-americano ferveu nas bolas de 3 pontos, registrou 28 pontos e liderou a equipe baiana ao grande resultado positivo na noite desta segunda-feira, na Arena Minas.

 Desfalque nos dois primeiros jogos devido a uma lesão sofrida na Liga Sul-Americana, Nick Okorie pegou fogo e teve atuação digna de Stephen Curry diante do Botafogo. Com sete bolas de 3 pontos convertidas em nove tentativas, o ala/armador norte-americano ainda deu sete assistências e pegou cinco rebotes, números que lhe renderam expressivos 35 tentos de eficiência.

+ CONFIRA A TABELA DA COPA AVIANCA DE BASQUETE + 

 “Consegui aproveitar os arremessos livres que me deram. Jogamos como uma equipe e soubemos achar os melhores arremessos. Tivemos méritos nessa vitória, pegamos muitos rebotes e jogamos bem na defesa”, disse Okorie. “Já havia feito um jogo de 40 pontos no College, mas foi um dos melhores jogos como profissional. Tive uns dois jogos de 30 pontos na vida, mas esse com certeza foi um dos melhores”, completou o dono da partida.

Com o resultado, o Vitória somou seu segundo resultado positivo na competição e cravou a quarta colocação da fase classificatória da Copa Avianca. Diante deste cenário, a equipe do técnico Régis Marrelli disputará a medalha de bronze do torneio com o Flamengo, terceiro colocado. O duelo será nesta terça-feira (31/10), às 17 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Junto de Okorie, o Leão contou com grandes atuações do também norte-americano Matt Shaw, responsável por 14 pontos e seis rebotes, do ala Edu Mariano, autor de nove pontos em nove tentados (100% de aproveitamento), cinco rebotes e três assistências, do ala Arthur Belchor, que registrou oito pontos, quatro sobras e seis servidas, e do pivô Murilo Becker, que deixou a quadra com sete pontos e nove rebotes.

 O Botafogo começou o duelo de maneira impressionante, abrindo logo 17 a 4. Depois disso, a vantagem ficou nas mãos da equipe alvinegra até a metade do segundo quarto. Quando os cariocas venciam por 42 a 36, o Vitória emplacou uma corrida de 9 a 0 e virou a partida (45 a 42), caminhando, depois, com 45 a 43 a seu favor no placar.

O segundo tempo foi “lá e cá” o tempo todo. Com 14 alternâncias de liderança de placar só nos 20 minutos finais, o duelo ganhou tons de dramaticidade no último quarto e ficou indefinido até os dois minutos finais. O Vitória assumiu a ponta do marcador com cinco minutos para acabar, mas o Botafogo se manteve na cola até o fim. Restando um minuto e meio para o apagar das luzes, os comandados de Régis Marrelli abriram cinco pontos (82 a 77) e praticamente mataram o jogo.

Pelo lado do Botafogo, os grandes destaques ficaram por conta do armador Jamaal Smith, responsável por 18 pontos e oito assistências, do pivô André Coimbra, com 14 pontos e sete rebotes, e do ala Gabriel, que foi perfeito nas bolas de 3 pontos (3/3) e registrou 12 pontos com apenas um arremesso de quadra errado – tudo isso em apenas 14 minutos.

Sem nenhuma vitória na Copa Avianca, o Botafogo terminou a fase classificatória na sexta colocação. Com isso, o time do técnico Márcio de Andrade fará a disputa de 5º e 6º lugar contra o Solar Cearense, nesta terça-feira (31/10), às 14h45 (de Brasília).

A Copa Avianca é um torneio preparatório organizado pela Liga Nacional de Basquete em conjunto com a Avianca, Cia Aérea Oficial do NBB CAIXA. Esta é a primeira vez que a LNB realiza, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o maior campeonato do país.

Mais em Basquete