Siga o OTD

Basquete

São Bernardo vence a primeira no Campeonato Paulista

Na única partida disputada neste domingo (1/10), pelo primeiro turno da fase de classificação do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, a equipe do Instituto Brazolin/São Bernardo derrotou o Basquete Venceslau por 50 a 49 (18 a 21 no primeiro tempo). Foi a primeira vitória da equipe dirigida pelo técnico Márcio Belliciéri em três jogos disputados. Já Venceslau sofreu a segunda derrota também em três jogos disputados. A partida foi disputada no ginásio Ubaldo, o Baetinha, em São Bernardo do Campo.

Os dois primeiros períodos foram marcados por muitos erros ofensivos por ambas partes. No primeiro, São Bernardo, comandado pela experiente Joice Rodrigues, esteve melhor e conseguiu ficar na frente em 12 a 8. Já no segundo, deu Venceslau que fez 12 a 6, encerrando a primeira etapa do jogo na frente em 21 a 18.

O terceiro período foi o melhor dos quatro disputados, com São Bernardo bem melhor ofensivamente, tirou a vantagem do adversário ao fazer 19 a 14. No período final, usando toda a experiência de Joice Rodrigues, os pontos e rebotes decisivos de Raphaela Silva, São Bernardo soube suportar a pressão de Venceslau e perdeu por apenas um ponto: 14 a 13 e ganhou o jogo dramaticamente com um ponto na frente: 50 a 49.

Por sinal Raphaela Silva foi a cestinha do time da casa e do jogo, com 15 pontos, além de 10 rebotes, quatro bolas recuperadas e três assistências, a grande jogadora da partida. Outra cestinha da partida foi Ana Júlia, com 15 pontos, mais oito rebotes e duas assistências. Joice Rodrigues marcou 5 pontos, pegou oito rebotes e deu seis assistências. Pelo lado de Venceslau, o destaque individual foi Jeanne Morais, com 11 pontos, duas bolas recuperadas e um rebote) e Izabela Andrade (nove pontos, 12 rebotes, quatro assistências e uma boa recuperada).

O experiente técnico Márcio Belliciéri, de São Bernardo, gostou da equipe, especialmente na parte defensiva. “Estivemos muito bem defensivamente, pois o desequilíbrio do jogo estava na estatura da equipe de Venceslau e conseguimos congestionar o garrafão. Ofensivamente, oscilamos bastante, com muitas precipitações, culminando no final com posse de bola, que nos segundos finais, permitindo assim que a última bola fosse da equipe de Venceslau. Dentro dos nossos objetivos, acredito ter sido uma grande vitória, premiando assim o esforço coletivo”.

O técnico Flávio Prado, de Venceslau, só tinha elogios a equipe do ABC pela vitória obtida: “Fizemos uma partida para esquecer. Tenho que parabenizar a equipe de São Bernardo que se empenhou e teve muito mais vontade de que nós. Venceu quem mereceu pela entrega em quadra. E isso não faltou a elas”, resumiu o treinador.

O próximo jogo do São Bernardo/Instituto Brazolin será o clássico do ABC contra o Santo André/APABA, terça-feira (3), às 19 horas, no ginásio Pedro Dell’Antonnia, em Santo André, única equipe invicta até agora, com três vitórias nos três jogos que disputou. Já a equipe de Venceslau irá até Catanduva onde irá enfrentar o Poty/PAX Catanduva, na quarta-feira (4), às 20 horas, no ginásio Municipal Anuar Pachá, em Catanduva.

 

 

PRÓXIMOS JOGOS

Terça-feira (3/10)

19 horas, em Santo André – Santo André x São Bernardo/Instituto Brazolin

Quarta-feira (4/10)

20 horas, em Catanduva – Poty/Bax Catanduva x Basquete Venceslau

Sexta-feira (6/10)

20 horas, em Catanduva – Poty/Bax Catanduva x São José

 

RESULTADO

Sexta-feira (29/9)

São José 82 x 76Poty/Bax Catanduva

Domingo (1)

Instituto Brazolin/São Bernardo 50 x 49 Basquete Venceslau

 

                                    Classificação da Especial Feminina

 

Equipes                               jogos  vitórias derrotas

1)     – Santo André                    3               3            0

2)     – São José                          4               2             2

3)      – Basquete Venceslau       3                1            2

4)     – Poty/BAX Catanduva      3               1             2

5)     – São Bernardo                   3               1             2

 

Mais em Basquete