Siga o OTD

Basquete

Brasileiros têm estreias definidas na Liga Sul-Americana

liga sul-americana de basquete
Foto: Jéssica Santana / Universo/Vitória

A FIBA Américas anunciou nesta quarta-feira (13) os grupos e datas da Liga Sul-Americana de Basquete 2017. A competição contará com três representantes brasileiros: EC Pinheiros, Universo/Vitória e Flamengo. O torneio terá início na primeira semana do mês de outubro.

As equipes brasileiras têm uma boa tradição na competição. De 21 finais disputadas, apenas duas não contaram com representantes do país. Flamengo (2009), Brasília (2010, 2013 e 2015), Bauru Basket (2014) e Mogi das Cruzes/Helbor (2016) já conquistaram o torneio.

“Estamos muito contentes de poder anunciar as equipes participantes da Liga Sul-Americana 2017, que conta com times de grande renome internacional e jogadores importantes. Essas presenças nos garantem um espetáculo a altura da Liga Sul-Americana, que se tornou um compromisso obrigatório no calendário dos amantes do nosso esporte no continente”, disse Gerasime Bozikis, presidente da Confederação Sul-Americana de Basquetebol.

Brasileiros na Liga Sul-Americana de Basquete

O Flamengo será o primeiro brasileiro a disputar a primeira fase. Ele joga pelo Grupo A entre os dias 3 e 5 de outubro. A chave será disputada em Chocó, na Colômbia. Além dos Cimarrones de Chocó, donos da casa, compõem a chave o San Martín de Corrientes, da Argentina, e o Hebraica y Macabi, do Uruguai.

O Pinheiros disputará a sua chave em Montevideo, no Uruguai. O representante brasileiro no Grupo B joga entre os dias 10 e 12 de outubro. O time terá como adversários o Aguada, time local, o Quilmes Mar Del Plata, da Argentina, e o Osorno Basquetebol, do Chile.

Por fim, o Vitória será o único brasileiro a sediar seus jogos em casa. O Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, receberá o Grupo C do torneio. Os rivais do rubro-negro baiano serão Estudiantes de Concordia, da Argentina, Malvin, do Uruguai, e Guaros de Lara, da Venezuela.

O formato

A competição será disputada em um formato diferente na edição 2017. Os dois primeiros colocados dos grupos A, B e C, somados ao melhor terceiro colocado deste três grupos, avançam à fase semifinal. No grupo D, apenas o primeiro seguirá para a fase seguinte.

Os oito classificados disputarão todos contra todos divididos em dois grupos. Os jogos serão realizados em três dias. Apenas o melhor colocado de cada grupo avançará à decisão da Liga. A final será disputada em uma melhor de cinco partidas. O campeão terá uma vaga garantida na Liga das Américas 2018.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete