Siga o OTD

Basquete

30 anos após título de 1987, Brasil está praticamente fora do Pan

Foto: Reprodução / Twitter

A seleção brasileira de basquete não disputará o Pan-Americano 2019. O confronto entre Brasil e Porto Rico aconteceu neste domingo (27) e terminou com o placar em 89 a 80. O resultado adverso praticamente acabou com as chances de uma vaga brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

O Brasil terminou a Copa América com a terceira colocação do grupo A. A equipe só irá à competição caso haja uma combinação de resultados nos grupos B e C. As sete melhores equipes da Americup garantem a vaga no Pan.

O jogo

O duelo entre Brasil e Porto Rico foi equilibrado. A seleção brasileira perdia, mas conseguia manter a distância entre os dois times controlada. Ao fim do primeiro tempo, esta era de apenas quatro pontos (35 a 31).

No entanto, no segundo tempo, a seleção portorriquenha se recuperou e conseguiu superar os brasileiros. No final do terceiro quarto, Porto Rico já vencia por oito pontos. Apesar de conseguir se recuperar, o Brasil perdeu ritmo na reta final da partida e deixou que os adversários fechassem a partida com nove pontos de diferença.

O cestinha da partida foi o armador Rodriguez, de Porto Rico, com 23 pontos. Na equipe brasileira, Léo Meindl foi quem mais marcou, com 17 pontos.

Aniversário do título

A seleção brasileira foi eliminada pela terceira vez seguida na fase inicial da Copa América. Esta última acontece na semana do aniversário de 30 anos do título do Pan-Americano de 1987.

No dia 23 de agosto de 1987, a seleção brasileira venceu os Estados Unidos na final dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis. O Olimpíada Todo Dia fez um especial sobre a conquista. Clique aqui para acessar o especial completo!

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete