Siga o OTD

Basquete

Devido à crise, tricampeão Brasília não disputará NBB 2017

Foto: Divulgação / FIBA Américas

O Brasília, clube tricampeão do NBB, não disputará a temporada 2017/18. A equipe tinha até esta sexta (25) para apresentar contratos de patrocínio de no mínimo R$ 1,2 milhão, mas não conseguiu a verba. O valor é o mínimo exigido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para as equipes disputarem o torneio.

Segundo Homero Neto, presidente do Instituto Viver Esporte (IVE) e responsável pela equipe, afirmou que as tentativas de acertos fracassaram. O clube enviou um documento à LNB comunicando a saída do campeonato.

“Perdemos nosso patrocinador máster e tínhamos algumas dívidas de temporadas passadas. Não poderíamos comprometer o planejamento dessa equipe sem antes quitar os compromissos anteriores”, explicou Jorge Bastos, dirigente da equipe. “Por mais triste que seja sair do NBB CAIXA, temos que manter os pés no chão e nos prepararmos para o próximo ano”, completou.

A Liga divulgará a lista de times inscritos na competição na próxima terça-feira (29). Segundo publicação no Facebook do Brasília, a situação se deve devido à crise financeira do país e à falta de apoio. Sem o Brasília, 16 equipes podem disputar a próxima edição.

“Sem dúvida, é uma notícia triste para o basquete brasileiro devido à força e tradição da equipe de Brasília. No entanto, essa mesma força é que vai reerguer o time. Temos certeza que a cidade, os fãs e a comunidade do basquete vão estar juntos para colaborar na recuperação da equipe”, afirmou o presidente da Liga Nacional de Basquete, João Fernando Rossi.

Falta de investimentos

De acordo com o GloboEsporte.com, o antigo parceiro da equipe, BRB Card, queria investir recursos suficientes para garantir o valor mínimo. No entanto, a parceria só seria mantida caso a diretoria garantisse recursos para montar um elenco competitivo. Ralil Salomão, presidente da instituição, afirmou que as negociações foram encerradas.

“É muito importante ter um time como o Brasília representando o esporte da cidade, mas não podemos manter um time competitivo, dentro do basquete brasileiro, só com o nosso patrocínio. Não seria certo entrarmos com o nosso patrocínio dessa forma. Infelizmente, recebemos a informação da desistência do Brasília de disputar o NBB. Com isso, o BRB Card encerrou as negociações com o time para a próxima temporada”, afirmou.

Crise

A situação do Brasília passou a piorar em junho, quando o clube perdeu o principal patrocinador – a faculdade UniCeub. A empresa pública Terracap, responsável pela construção do estádio Mané Garrincha, anunciou um rombo de R$ 1,3 bilhão em 2016 e retirou o patrocínio. O Brasília ainda tinha uma dívida pendente com os atletas, referente a cerca de cinco meses de direitos de imagem, além da premiação pelo título da Liga Sul-Americana.

Devido às incertezas, o armador Fúlvio e o ala-pivô Guilherme Giovannoni fecharam com o Vasco. Já o pivô Lucas Mariano, o ala João Phylippe e os armadores Deryk Ramos e Jefferson Campos buscam novas equipes.

O Brasília tem 17 anos de história e é uma das principais forças do basquete nacional. A equipe conquistou um Campeonato Brasileiro em 2007 e tem três títulos do NBB (2009/10, 2010/11 e 2011/12). O clube ainda tem três Sul-Americanas (2010, 2013 e 2015) e uma Liga das Américas (2008/09).

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete