Siga o OTD

Basquete

Damiris se diz honrada em figurar em lista com Iziane e Janeth

A ala-pivô quebrou seu próprio recorde de pontos e agora é a terceira brasileira com mais pontos em um jogo na história da WNBA

Damiris WNBA Basquete
Damiris se tornou a maior pontuadora estrangeira em um jogo no Lynx (Stephen Gosling/NBAE via Getty Images)

Damiris Dantas fez história na WNBA. A ala-pivô quebrou seu próprio recorde na liga dos Estados Unidos com os 28 pontos marcados na vitória do Minnesota Lynx contra o Chicago Sky na quarta (2). Além disso, ela se tornou a terceira brasileira com mais pontos em apenas uma partida na competição. A atleta está atrás apenas de Iziane (32) e Janeth (29) e se diz honrada em entrar neste seleto grupo do basquete feminino.  

+ Liga espanhola define calendário com seis brasileiros em ação

“Estou honrada em fazer parte dessa lista com duas mulheres pretas e fortes, nomes grandes do basquete feminino como Iziane e Tia Jane (Janeth). Recebi mensagens delas me apoiando e fiquei muito feliz. Já tive o prazer de jogar com a Iziane e isso acrescentou muito ao meu basquete e hoje é uma grande amiga. E a Tia Jane é sem comentários, já que ela é praticamente minha mentora”, afirmou Damiris ao Olimpíada Todo Dia.

Top 5

Se somarmos homens e mulheres no basquete dos Estados Unidos, Damiris é a quinta colocada de uma lista que tem Leandrinho na liderança, com os 41 pontos anotados na temporada 2008/09 da NBA pelo Phoenix Suns, Iziane em segundo, com os 32 em 2010, pelo Atlanta Dream, Nenê é o terceiro, com os 30 em 2013/14, pelo Washington Wizards, e a quarta é a Janeth, com os 29 em 2001 pelo extinto Houston Comets.  

Além disso, a brasileira entrou para a história do Minnesota. Damiris se tornou a estrangeira com maior pontuação na história do Lynx ao superar a russa Svetlana Abrosimova que, em 2001, fez 27 pontos em duas oportunidades. O recorde anterior da ala-pivô era os 22 pontos, que marcou pelo Atlanta Dream em 2017 em jogo contra o Seattle Storm e em 2019 pelo Lynx em duelo contra o Las Vegas Aces.

Noite inspirada

Damiris esteve inspirada nos 86 a 83 do Lynx diante do Sky na rodada de quarta-feira. Os 28 pontos anotados pela brasileira foram em 10 cestas de dois pontos convertidas nas 13 tentadas, aproveitamento de 76,9%. A jogadora foi melhor ainda nos arremessos de três, com uma pontaria afiada e 100% de eficiência, com cinco bolas perfeitas.  

“Foi uma noite muito inspirada. Eu quase não errei. Estou muito feliz e isso é resultado de muito trabalho que venho fazendo aqui na WNBA. Agora é dar continuidade ao trabalho e espero que eu possa continuar contribuindo dessa forma para o meu time e que possamos chegar aos playoffs em ótimas condições”, comentou Damiris.

+ Com toco decisivo de Harden, Houston vence jogo 7 e avança

E a grande atuação e o recorde foram conquistados no momento em que Damiris tem atuado em uma posição que não estava acostumada a executar na WNBA. Sem a pivô Sylvia Fowles, lesionada, a brasileira tem jogado na posição cinco ao invés da quatro, função que está habituada a exercer.  

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Iniciei a carreira jogando de cinco na escolinha da Tia Jane. Em alguns momentos, quando estou na Coreia ou na seleção, eu atuei nessa posição, mas aqui na WNBA fiz menos essa função. Agora, devido à lesão da Syl (Fowles), tenho feito a função dela e estou confortável. As treinadoras estão me ajudando e isso tem acrescentado ao meu jogo”, concluiu Damiris.  

Classificação da WNBA em 2020

Damiris WNBA Basquete
(Stephen Gosling/NBAE via Getty Images)

O Minnesota Lynx entrou em quadra 17 vezes na temporada 2020 da WNBA e, até o momento, aparece na quarta posição, com 12 vitórias e 5 derrotas. Se prosseguir nesta colocação, a equipe de Damiris disputará os playoffs pela 10ª vez consecutiva. O próximo compromisso da brasileira e de suas companheiras está marcado para sexta-feira (4) contra o Dallas Wings, às 21h (horário de Brasília).

Mais em Basquete