Siga o OTD

Tóquio 2020

FIBA libera campeonatos e pré-olímpico masculino vem aí

Competições de basquete e basquete 3×3 estavam paradas desde março por conta do coronavírus; seleção masculina brigará por vaga em Tóquio em abril do ano que vem

FIBA retira suspensão de suas competições pelo mundo (divulgação/FIBA)
FIBA retira suspensão de suas competições pelo mundo (divulgação/FIBA)

O basquete mundial está prestes a voltar! A FIBA (Federação Internacional de Basquete), em acordo com sua comissão médica, decidiu retirar a suspensão de todas as suas competições de basquete e basquete 3×3, paradas desde 13 de março em virtude da pandemia do coronavírus.

A comissão médica da FIBA avaliou as ligas profissionais que retornaram ao redor do mundo e adotará uma série de protocolos para a prevenção contra o coronavírus. A entidade afirma que continua observando com atenção a situação da pandemia no mundo e pode tomar novas medidas caso seja necessário.

Decisão do Brasil

O reinício das competições da FIBA será baseado no novo calendário aprovado pela entidade em abril. A mais importante delas para o Brasil será o pré-olímpico de basquete masculino.

A FIBA (Federação Internacional de Basquete), decidiu retirar a suspensão de todas as suas competições basquete e basquete 3x3, paradas pela pandemia
Seleção brasileira tentará vaga em Tóquio em abril de 2021 (arquivo)

O torneio ficou marcado para ocorrer entre os dias 22 de junho a 4 de julho de 2021. A seleção brasileira de basquete masculino está garantida no torneio de Split, na Croácia, no grupo B da mini-chave, ao lado da Tunísia e dos anfitriões.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No outro grupo da mini-chave estão Alemanha, México e Rússia. Os dois melhores de cada mini-chave avançam para as semifinais, sendo que apenas o campeão conquista uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020.

Outras competições

Além do Pré-Olímpico de basquete, a FIBA também divulgou alterações em outras competições do seu calendário para os próximos anos.

A Copa América feminina foi marcada para os dias 20 a 27 de junho de 2021, bem próximo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que foram remarcados para 2021 por conta do coronavírus, e terão o torneio de basquete ocorrendo entre 23 de julho a 8 de agosto. Já a Copa América masculina, que aconteceria no ano que vem, será jogada entre 1º a 18 de setembro de 2022.

Mais em Tóquio 2020