Siga o OTD

Basquete

Equipe de Huertas lidera ranking base de sorteio da Champions

Organizadores do evento divulgam diretrizes para o sorteio e apontam Iberostar como líder do ranking que baseia a seleção

Marcelinho Huertas - Tenerife - Campeonato Espanhol de basquete masculino
Iberostar de Marcelinho Huertas conquistou a Liga dos Campeões na temporada 2016-17 (Instagram/marcelinhohuertas)

Uma semana após oficializar as equipes participantes da próxima temporada da Liga dos Campeões de basquete, a organização do torneio divulgou nesta sexta-feira (10) como será feito o processo para o sorteio que definirá os grupos e os confrontos da fase qualificatória da competição.

Defendendo as cores do Iberostar Tenerife, da Espanha, o armador Marcelinho Huertas, apontado como um dos dez melhores jogadores da última temporada naquele país, parte para a segunda temporada pela equipe, então estará no europeu. A equipe do brasileiro, aliás, é a líder do ranking que será utilizado como base no momento do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões.

Além de Huertas, outro armador brasileiro que pode participar da Liga dos Campeões é Vitor Benite. Aos 30 anos o atleta foi bem na última temporada, histórica para o San Pablo Burgos, clube espanhol que também está entre os participantes do evento, porém ainda não oficializou o futuro. O contrato com a equipe acabou junto com o término da temporada nacional, na última semana, e ele ainda negocia a renovação.

Formato adaptado

Por conta da última edição, paralisada por causa da pandemia do coronavírus, haverá mudanças pontuais no formato da Liga dos Campeões.

Numa tentativa de não prejudicar as equipes que ainda brigavam pelo título da temporada paralisada, todos os 28 times que estavam nessa situação já estão garantidos na fase de grupos do próximo torneio. Outras 16 brigam em uma etapa anterior, que terá duas rodadas.

Fase qualificatória colocará mais quatro equipes na fase de grupos (Reprodução)

Fase qualificatória

Divididos em quatro potes de acordo com o ranking, os confrontos da fase qualificatória colocarão frente a frente equipes do pote 1 contra o pote 4 e do pote 2 contra o 3. As oito equipes vencedoras após os confrontos de casa e fora desses duelos, nos dias 15 e 18 de setembro, avançam para a segunda rodada.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Para a segunda rodada, as equipes vencedoras dos confrontos do pote 1 e 4 terão a vantagem de definir em casa o confronto diante dos vencedores dos encontros do pote 2 e 3. A segunda rodada dessa fase acontece entre os dias 22 e 25 de setembro.

Fase de grupos

As outras 28 equipes já confirmadas na fase de grupos da Liga dos Campeões também foram divididas em 7 potes baseados pelo seu posicionamento no ranking. Estas equipes serão sorteadas para formarem quatro diferentes grupos, que após a realização da fase qualificatória, contarão com oito participantes cada.

Liga dos Campeões
28 equipes já garantidas foram dividas em 7 potes para o sorteio (Reprodução)

Para guiar todo o procedimento do sorteio, a entidade revelou a utilização de um ranking baseado nas campanhas dos times nas últimas três temporadas na Liga dos Campeões. Campeão em 16-17 e vice na 18-19, o Iberostar Tenerife, do brasileiro Marcelinho Huertas, lidera a classificação. Para os clubes estreantes no evento serão levados em conta o saldo do seu país natal.

Vale dizer que o sorteio respeitará a proteção de países, para impedir que duas equipes da mesma nação se enfrentem já na fase de grupos. A fase de grupos está marcada para começar no dia 13 de outubro.

Mais em Basquete