Siga o OTD

Basquete

Indicados ao prêmio King of The Season do NBB são divulgados

André Góes, Georginho e Marquinhos concorrem ao prêmio de MVP, o King of The Season, da temporada 2019/2020

Os indicados ao prêmio de King of The Season
Os indicados ao prêmio de King of The Season (Divulgação/LNB)

Eles dominaram a temporada, construíram narrativas históricas e terminaram o campeonato com médias impressionantes. Os indicados ao prêmio de King of The Season do NBB 2019/2020 estão definidos. São eles: André Góes (Mogi), Georginho (São Paulo) e Marquinhos (Flamengo).

Presente na Festa dos Melhores do Ano desde a primeira temporada do NBB (2008/2009), o prêmio de MVP, o King of The Season, já foi entregue 11 vezes, tendo Marquinhos como maior vencedor, com três troféus.

O prêmio de King Of The Season faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano, Jogador Que Mais Evoluiu, Destaque Jovem, Defensor do Ano, Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of The Season.

A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB. Além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada no dia 10 de julho, às 19h (horário de Brasília), ao vivo no Facebook do NBB.

+ Conheça os indicados ao prêmio de Técnico do Ano do NBB

André Góes (Mogi)

Aos 33 anos de idade, André Góes mostrou que a experiência adquirida em todos esses anos de NBB valeu à pena. O ala/pivô com a camisa do Mogi das Cruzes fez a sua melhor temporada na liga e foi um dos principais responsáveis por guiar a equipe mogiana ao caminho das vitórias.

André Góes foi eleito o King of The Month de dezembro e janeiro nbb
André Góes foi eleito o King of The Month de dezembro e janeiro (Antônio Penedo/Mogi Basquete)

A maior prova das boas atuações são os números alcançados dentro de quadra. Suas médias na temporada 2019/2020 foram de 14,6 pontos, 5,9 rebotes e 3,7 assistências (16,8 de eficiência), superando as marcas que alcançou durante a temporada 2009/2010, quando ainda atuava pelo Joinville – médias de 12,2 pontos, 3,4 rebotes, 2,5 assistências e 11,0 de eficiência.

Os números de André Góes pesam ainda mais se olharmos a situação que o Mogi encarou na competição, sofrendo constantemente com jogadores lesionados, casos de Gruber, Alexey, Fúlvio e João Pedro. Mesmo assim, Góes foi um dos responsáveis pela boa campanha do Mogi, que terminou como 5º colocado na última temporada, surpreendendo a muitos.

Tudo isso mais do que credenciou o jogador na disputa direta pelo posto de King Of The Season da temporada do NBB.

+ NBB revela finalistas de prêmio Destaque Jovem da temporada

Georginho (São Paulo)

Um nome não poderia ficar de fora dos indicados: Georginho. O armador do São Paulo teve uma temporada irretocável, com quebras de recordes e números impressionantes, que o fizeram um dos principais candidatos ao troféu de King Of The Season do NBB 2019/2020.

Em 26 jogos com a camisa do Tricolor do Morubi, Georginho anotou incríveis médias de 15,5 pontos, 8,7 rebotes e 7,5 assistências e 24,1 de eficiência (líder do NBB). Vale destacar que o jogador, mesmo atuando como armador, detém a maior média de rebotes por jogo da última temporada da competição.

Georginho conquistou o prêmio de King of The Month de outubro e novembro nbb
Georginho conquistou o prêmio de King of The Month de outubro e novembro (João Pires/LNB)

Além disso, Georginho quebrou o recorde de triplos-duplos na história do NBB, com cinco anotados somente na última edição da competição. Tudo isso com apenas 24 anos de idade. Não à toa, o camisa 14 do São Paulo foi reconhecido pelo técnico Aleksandar Petrovic e chegou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira. Com todos estes fatores, nada mais justo que Georginho concorra ao posto de King Of The Season do NBB 2019/2020

Marquinhos (Flamengo)

Que o ala Marquinhos é um dos maiores jogadores em atividade no NBB, isso não é segredo. Ainda mais já tendo conquistado o prêmio de King of The Season da competição em três oportunidades (2012/2013, 2015/2016 e 2017/2018). Nesta temporada, mais uma vez, o jogador tem alcançado bons números nas vezes em que esteve em quadra com a camisa do Flamengo.

No rubro-negro carioca, o jogador foi capitão e exerceu com excelência o cargo de liderança, tanto fora como dentro de quadra. Suas médias de 17,3 pontos, 4,4 rebotes e 3,0 assistências (16,5 de eficiência) impressionam, ainda mais com o atleta tendo completado 36 anos recentemente.

Marquinhos está em busca do seu quarto troféu de MVP nbb
Marquinhos está em busca do seu quarto troféu de MVP (Bruno Lorenzo/LNB)

De qualquer forma, Marquinhos demonstrou nesta última temporada que a experiência conta, e muito, na hora de entrar na quadra. Por isso, nada mais justo do que ele aparecer nessa lista em uma corrida tão disputada.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ficaram de fora

Além dos três finalistas, também receberam votos: Hettsheimeir (Franca), Leandrinho (Minas), David Jackson (Franca), Léo Meindl (São Paulo), Shamell (São Paulo), Devon Scott (Minas), Dontrell Brite (Basquete Cearense) e Danilo Fuzaro (Mogi).

Lista seleta

Confira todos os vencedores do prêmio de MVP, o King Of The Season, na história do NBB:
2018/2019 – JP Batista (Mogi)

2017/2018 – Marquinhos (Flamengo)

2016/2017 – Holloway (Pinheiros)

2015/2016 – Marquinhos (Flamengo)

2014/2015 – Alex Garcia (Bauru)

2013/2014 – David Jackson (Limeira)

2012/2013 – Marquinhos (Flamengo)

2011/2012 – Murilo Becker (São José)

2010/2011 – Guilherme Giovannoni (Brasília)

2009/2010 – Marcelinho Machado (Flamengo)

2008/2009 – Marcelinho Machado (Flamengo)

Mais em Basquete