Siga o OTD

Basquete

Liga dos Campeões terá pelo menos um brasileiro em quadra

Iberostar Tenerife, do armador Marcelinho Huertas, é uma das 44 equipes garantidas no torneio, que pode contar também com Vitor Benite no San Pablo Burgo

Brasileiro Marcelino Huertas vai jogar a Liga dos Campeões de basquete
Huertas parte para a segunda temporada pelo Iberostar Tenerife (divulgação/FIBA)

Os times participantes da próxima temporada da Liga dos Campeões de basquete foram definidos através de uma reunião feita virtualmente na quinta-feira (2) entre os organizadores do principal evento do esporte da bola laranja no velho continente. Pelo menos um brasileiro está garantido.

Defendendo as cores do Iberostar Tenerife, da Espanha, o armador Marcelinho Huertas, apontado como um dos dez melhores jogadores da última temporada naquele país, parte para a sua segunda temporada pela equipe, então estará no europeu.

Além de Huertas, outro armador brasileiro que pode participar do evento é Vitor Benite. Aos 30 anos o atleta foi bem na última temporada, histórica para o San Pablo Burgos, também da Espanha, porém ainda não oficializou o futuro. O contrato com a equipe acabou junto com o término da temporada nacional, na última semana.

Já o pivô Augusto Lima, que disputou a última temporada ao lado de Benite no Burgos, já sabe que seu futuro será longe do San Pablo Burgos. Após ter uma participação importante na temporada, o atleta revelou estar de saída e tem o seu nome cotado no Barcelona, que não jogará a Liga dos Campeões de basquete.

Formato e times participantes

Liga dos Campeões de Basquete
28 equipe já estão garantidas na fase regular da Champions League (Reprodução)

Por conta da última edição paralisada por causa da pandemia do coronavírus, haverá mudanças pontuais no formato da Liga dos Campeões de basquete para edição de 2020/21. Numa tentativa de não prejudicar as equipes que ainda brigavam pelo título da temporada paralisada, todas os 28 times que estavam nessa situação já estão garantidos na fase de grupos do próximo torneio.

Com esse formato, os outros 16 times que disputarão o torneio brigarão entre si pelas últimas quatro vagas disponíveis para a temporada regular. A 1ª fase da competição, ainda anterior a fase de grupos, será iniciada no dia 15 de setembro.

Após definidos os quatro times que se juntarão aos outros 28 já definidos, as equipes participantes serão divididas em quatro grupos de oito equipes cada. Os quatro melhores classificados de cada chave avançam para os playoffs e brigarão pelo título e o prêmio de € 1 milhão (aproximadamente R$ 6 milhões).

Dessa forma, as 28 equipes, uma com brasileiro, já garantidas na fase de grupos da Liga dos Campeões do basquete europeu são: AEK (GRE), Brose Bamberg (GER), Casademont Zaragoza (ESP), Cholet (FRA), Darussafaka Tekfen (TUR), Dinamo Banco di Sardegna Sassari (ITA), ERA Nymburk (CZE), Falco Vulcano Szombathely (HUN), Filou Oostende (BEL), Fortitudo Bologna (ITA), Galatasaray Doga Sigorta (TUR), Hapoel Bank Yahav Jerusalem (ISR), Hapoel Holon (ISR), Happy Casa Brindisi (ITA), Iberostar Tenerife (ESP), JDA Dijon (FRA), Limoges CSP (FRA), Nizhny Novgorod (RUS), Peristeri (GRE), Pinar Karsiyaka (TUR), RETAbet Bilbao (ESP), Rytas Vilnius (LTU), San Pablo Burgos (ESP), SIG Strasbourg (FRA), Start Lublin (POL), Tofas Bursa (TUR), Turk Telekom (TUR), VEF Riga (LAT).

Liga dos Campeões de Basquete brasileiro
16 times lutam por quatro vagas na fase de grupos do torneio (Reprodução)

Já as 16 equipes que lutarão pelas últimas quatro vagas da fase de grupos são: Anwil Wloclawek (POL), Bakken Bears Aarhus (DEN), Balkan Botevgrad (BUL), Belfius Mons-Hainaut (BEL), Dnipro (UKR), Donar Groningen (NED), Fribourg Olympic (SUI), Hapoel Tel Aviv (ISR), Igokea (BIH), Iraklis (GRE), Keravnos (CYP), London Lions (GBR), Neptunas Klaipeda (LTU), Sporting Clube de Portugal (POR), Tsmoki-Minsk (BLR), U-Banca Transilvania Cluj Napoca (ROU).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O sorteio que definirá, não só os grupos da fase regular, mas também os confrontos da etapa qualificatória da Champions, acontece no próximo dia 15 de julho.

Mais em Basquete