Siga o OTD

Basquete

Clarissa está feliz com a chance de aprender na liga turca

A pivô brasileira, de 32 anos, acertou contrato com o Izmit Belediyespor, da Turquia, para a temporada 2020/21

Clarissa Basquete Turquia
Em sua primeira passagem na Turquia, Clarissa atuou por apenas dois jogos pelo Orduspor, em 2016 (SatiroSodre/SSPress)

A pivô brasileira Clarissa dos Santos permaneceu no basquete europeu e viverá sua segunda experiência na Turquia. A jogadora está feliz em ter acertado com o Izmit Belediyespor, clube que disputa a primeira divisão da KBSL Women (liga turca). Ela deixou o Asvel Lyon, da França, equipe pela qual atuou nas últimas três temporadas. Longe das quadras desde novembro, por causa de uma lesão, a atleta não vê a hora de voltar a jogar.

+ LBF cancela temporada por conta do coronavírus

“Estou feliz com esta oportunidade de trabalhar em um novo time, aprender com outra estrutura de basquete. Participar desses campeonatos e conhecer novas pessoas são momentos especiais e sou grata”, disse. “É bom poder voltar às quadras e fazer o que gosto, ainda mais depois deste período sem jogar. Espero estar 100% para aproveitar tudo que o basquete oferece da forma mais intensa e divertida possível”, completou Clarissa.

Em seu novo time, Clarissa ainda não sabe se disputará a EuroCup ou a Euroleague, já que a última temporada do campeonato turco acabou sem campeão por conta da pandemia de coronavírus. Existe também a indefinição em relação ao começo da principal competição nacional. Antes do cancelamento, o Izmit Belediyespor ocupava o quinto lugar e o Fenerbahce Öznur Kablo era o líder.

+ Rafael Mineiro na semi de melhor enterrada da década; veja e vote!

A cidade de Izmit é a terceira maior da Turquia, com uma extensão de 7.340 km² e banhada pelo mar mediterrâneo. Na Europa, além do Lyon, Clarissa atuou no Tango Bourges, em 2016/17, e Flammes Carolo Charleville, em 2017/18, ambos da França. Em 2016, a pivô teve rápida passagem de dois jogos pelo Orduspor, da Turquia. Antes disso, em 2010/11, foi campeã e melhor jogadora do Campeonato Português pelo A.D. Vagos.

Passagem pela WNBA e carreira no Brasil

Clarissa Basquete Turquia
Clarissa disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016 (Rio-2016/Divulgação)

Clarissa está com 32 anos e tem uma trajetória vitoriosa na carreira. A pivô começou a defender a equipe adulta do Brasil em 2011, onde foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e participou dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016. Em outra experiência internacional, a jogadora teve duas passagens pelo Chicago Sky, da WNBA, em 2015 e 2016.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na LBF (Liga de Basquete Feminino), Clarissa soma quatro títulos e é a campeã da edição 2019, com o Sampaio Basquete, do Maranhão. As conquistas anteriores foram na equipe de Americana, São Paulo, em 2011/12, 2013/14 e 2014/15. A atleta começou no basquete quando tinha 15 anos, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro.

Mais em Basquete