Siga o OTD

Basquete

Burgos toma virada no fim e perde a chance de ser líder

Pela fase final da Liga ACB, o time de Vitor Benite e Augusto Lima venceu os três primeiros quartos diante do Valência e chegou a liderar por 18 pontos, mas viu o adversário converter oito arremessos de três no período decisivo e ganhar no final por 94 a 90

San Pablo Burgos toma virada no último período e perde a chance de ser líder (Twitter/sanpabloburgos)

Pela quarta rodada da fase final excepcional da Liga ACB, o San Pablo Burgos, de Augusto Lima Vitor Benite, fez uma partida que valia a liderança do grupo contra o Valência, equipe da cidade que cedia as finais do Campeonato Espanhol. Após liderar por 30 minutos e chegar a ter 18 pontoa de vantagem, a equipe dos brasileiros tomou oito arremessos de três no último quarto e perdeu de virada por 94 a 90.

Com quatro arremessos de três convertidos, Vitor Benite foi novamente um dos destaques de sua equipe na partida. O jogador ainda contribuiu com quatro assistências. Augusto Lima, por sua vez, anotou seis pontos, pegou sete rebotes e deu dois tocos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Foi a segunda derrota dolorosa do San Pablo Burgos em menos de dois dias. Na segunda-feira (22), a equipe caiu na prorrogação, em partida que que teve Benite como MVP.

O revés deixou o time dos brasileiros na quarta colocação do embolado grupo B da fase final excepcional da Liga ACB. Já o Valência chegou a três vitórias e uma derrota e alcançou a liderança. O segundo colocado é o Andorra, que venceu hoje o Real Madrid, terceiro na tabela. As duas equipes, o Burgos e o Gran Canaria, quinto da chave, possuem dois triunfos e duas derrotas. O Zaragoza não venceu nenhuma e segue na lanterna.

Tudo indefinido

Mesmo com a Vitória, o Valência ainda não garantiu a vaga para as semifinais e o grupo segue indefinido. A última rodada, marcada para a próxima sexta-feira (24), definirá as duas equipes que seguirão na briga pelo título. A exceção do Zaragoza, todos os outros times tem chances de se classificar.

San Pablo Burgos e Andorra abrem a rodada nessa sexta-feira (24), às 10h30 do horário de Brasília. Só a vitória interessa ao time dos brasileiros. Na sequência, jogam Valência e Gran Canaria. Real Madrid e Zaragoza fecham a fase final excepcional da ACB.

O jogo

No primeiro tempo, o San Pablo Burgos foi arrasador no ataque, principalmente nos arremessos de trás do perímetro. Foram nove bolas de três pontos convertidas, sendo duas delas por Vitor Benite. A equipe dos brasileiros chegou a ter 18 pontos de vantagem, mas foi ao vestiário vencendo por 12 (51 a 39). O armador brasileiro fez 8 pontos e deu uma assistência. Já Augusto lima contribuiu com quatro pontos, quatro rebotes e dois tocos.

O aproveitamento do San Pablo Burgos caiu no terceiro quarto, vencido pelo Valencia por 19 a 16. Com duas cestas de três e um lance livre convertido, Vitor Benite se tornou o cestinha da equipe ao fim de 30 minutos jogados.

Chuva de três

O San Pablo Burgos entrou no período decisivo vencendo por nove pontos. Sem desistir e com boa performance dos jogadores vindo do banco, converteu seis arremessos de três e virou o placar para 88 a 86, com 1 minuto e 40 segundos restantes na partida.

Na sequência, o armador uruguaio Brian Fitipaldo, do Burgos, brilhou. Arremessou com precisão de fora do perímetro e ainda sofreu a falta. Com o lance livre convertido, deixou sua equipe dois pontos a frente, com um minuto faltando para o fim do jogo. Mas o Valencia continuou castigando nos arremessos de três e, com duas conversões seguidas, fechou a partida.

Após liderar por 18 pontos por três quartos, o San Pablo Burgos, de Vitor Benite e Augusto Lima, e perdeu de virada na fase final excepcional da Liga ACB
Americano Mike Tobey foi o cestinha da partida com 21 pontos (Twitter/Ligaendessa)

Grupo A

Se o grupo B está embolado, o mesmo não ocorre no A. Invicto, o Barcelona já está classificado para semifinais, em primeiro lugar. A equipe da Catalunha, líder da Liga ACB antes da pandemia, fecha a participação na fase final nessa quinta-feira (25), contra o Iberostar Tenerife, do armador Marcelinho Huertas. O brasileiro não entrará em quadra, entretanto. Com a equipe já eliminada e com dores no joelho, o jogador será novamente poupado. O Baskonia é o segundo colocado, com três vitórias e uma derrota.

Mais em Basquete