Siga o OTD

Basquete

Torneios europeus cancelados por conta da pandemia de coronavírus

A Fiba optou por encerrar a Copa da Europa Masculina, Euroliga Feminina e a Eurocopa Feminina; eliminatórias para o campeonato continental estão mantidas

FIBA cancela três torneios europeus por conta do coronavírus
Fenerbahce era uma das equipes que estava nas quartas da EuroLeague Women (Instagram/fbkadinbasket)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) emitiu uma nota oficial nessa terça-feira (16) que cancela três importantes competições europeias da temporada 2019/2020: a EuropeCup (Copa da Europa Masculina), a EuroLeague Women (Euroliga Feminina) e a EuroCup Women (Eurocopa Feminina). As disputas já haviam sido suspensas em 13 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Todos os torneios terminaram sem que houvesse um campeão.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“A temporada 2019/2020 na FIBA Europe Cup, EuroLeague Women e EuroCup Women não serão retomadas e não haverá campeões. Todos os clubes que estavam na fase de quartas de final no momento em que a competição foi suspensa receberão pontos no ranking por chegarem às quartas de final conforme o Regulamento,” declarou a entidade. 

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) cancelou três importantes torneios europeus por conta da pandemia: a EuropeCup, a EuroLeague e a EuroCup Women
O Dínamo Sassari, da Itália, venceu a edição 2018/19 da EuropeCup (Instagram/fibaeuropecup)

Foco em 2020/21

As atenções da FIBA agora se voltam para a próxima temporada, prevista para começar entre setembro e outubro, com ou sem a presença do público, sempre respeitando as leis de cada país para combater a pandemia.

Caso não seja possível iniciar um torneio em setembro e outubro, ele será automaticamente transferido para o janeiro de 2021, com um formato de competição reduzido.

A FIBA também deixa claro que caso alguma competição comece no período previsto e precise ser interrompida devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, a pontuação das partidas já disputadas será mantida, mas o restante do torneio também ocorrerá em formato reduzido.

EuroBasket 2021

Diferentemente do que aconteceu com a EuropeCup, EuroLeague Women e EuroCup, as eliminatórias para a EuroBasket 2021 (os campeonatos europeus masculino e feminino), tiveram as janelas de partidas mantidas para novembro deste ano e fevereiro de 2020. Assim como o jogos, a liberação da presença de torcedor deverá respeitar as regras de segurança sanitária local.

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) cancelou três importantes torneios europeus por conta da pandemia: a EuropeCup, a EuroLeague e a EuroCup Women
Das últimas cinco edições do EuroBasket, a Espanha venceu três (Instagram/FIBA)

No torneio feminino, caso as partidas agendadas para novembro não possam ocorrer por causa de uma nova onda da pandemia de covid-19, elas serão transferidas para a janela do mês de fevereiro e serão disputadas paralelamente àquelas marcadas para o período. A Women’s EuroBasket está confirmada para acontecer entre 17 e 27 de junho, do ano que vem.

Já entre os homens, em caso da não-realização de jogos por conta da pandemia, também haverá transferência das partidas de novembro deste ano para fevereiro de 2021, porém os confrontos programados para fevereiro ocorrerão em outra data a ser definida pela FIBA em julho, após o final do torneio olímpico de qualificação e os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A EuroBasket ocorrerá em 2022, de 1° a 18 de setembro. A competição estava prevista para ser disputada com um ano de antecedência, mas em virtude do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, teve de ser remarcada.

Mais em Basquete