Siga o OTD

Basquete

Magnano cita falta de empenho na seleção e CBB responde

Em live, Rubén Magnano relata que jogadores da seleção brasileira de basquete não tiveram comprometimento. CBB rebate e ataca o ex-treinador

Rubén Magnano, ex-técnico da seleção brasileira de basquete - Gaspar Nobrega/Inovafoto

Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira de basquete masculino entre 2010 e 2016, citou falta de comprometimento de jogadores brasileiros como um dos motivos para não ter tido sucesso no comando da equipe. A fala aconteceu em uma live realizada com o jornalista argentino Carlos Altamirano.

“Ter comprometimento com uma seleção nacional é determinante para se conseguir um bom resultado. Uma coisa que observei e sempre digo é que o compromisso te permite chegar ao objetivo que deseja. Precisa ter gente realmente comprometida. Se não tiver empenho, será extremamente difícil, por mais talento que você tenha.”

https://twitter.com/altamirano45/status/1272218153586753537?s=21i

Rubén Magnano foi o técnico na campanha que classificou o Brasil para Londres-2012 e chegou às quartas de final do mundial de 2014. Contudo, o trabalho sempre foi muito criticado, tornando-se insustentável quando o Brasil foi eliminado na primeira fase da Rio-2016.

Na live, Magnano ainda relatou que foi impedido de criar uma base jovem na seleção, mas não deu mais detalhes. “Tentei e convoquei o Raulzinho para o Mundial de 2010 com 18 anos. Buscamos talentos prontos para incorporar ao time, mas tive fecharam as portas e não consegui jovens para formar parte da seleção.”

Rubén Magnano é criticado pela CBB após relatar falta de empenho dos jogadores da seleção de basquete
Rubén Magnano é criticado pela CBB após relatar falta de empenho dos jogadores da seleção – (Agência Brasil)

A resposta

Prontamente, a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) tratou de rebater a fala de Rubén Magnano.

“Durante participação em Live, na última semana, o treinador falou em falta de comprometimento dos jogadores brasileiros ao ser questionado sobre o motivo de não ter logrado um pódio em Jogos Olímpicos ou Mundial mesmo tendo comandado uma geração comprovadamente talentosa.”

Por meio de uma nota oficial, a entidade criticou e repudiou o ex-técnico. “Nunca faltou comprometimento aos nossos atletas. Vestir a camisa do Brasil é motivo de orgulho para todos eles. Ao invés de se eximir da culpa, Rubén Magnano precisa aceitar que os sete anos de trabalho à frente da Seleção Brasileira masculina adulta não deixaram qualquer legado para o basquete brasileiro, mesmo com o salário astronômico que recebia”.

Mais em Basquete