Siga o OTD

Basquete

NBA planeja retomada em 31 de julho, afirma mídia dos EUA

Sem confirmar a data e local, a liga estuda o reinício da temporada ou o início já nos playoffs

Toronto Raptors contra Philadelphia 76ers nos playoffs da temporada 2018/2019 (Facebook/NBA)

Parada desde 11 de março por causa da pandemia, a NBA está planejando a retomada da temporada 2019/2020 para 31 de julho, data repassada pelo comissário Adam Silver ao Conselho de Governadores da liga.

A informação foi obtida pelo site The Athletic na última sexta-feira (29). No entanto, a Reuters entrou em contato com um porta-voz da NBA, que afirmou que a liga “não tem nada a confirmar neste momento”.

Fato é que o Conselho de Governadores da NBA se reuniu com Adam Silver por teleconferência, na última sexta (29), e que vários cenários para a volta foram discutidos. Porém, não houve consenso sobre a retomada da liga.

As propostas

Quatro cenários para o retorno da NBA foram apresentados. No primeiro, a temporada regular seria retomada e um torneio com todas as 30 equipes seria realizado. Nesse esquema, os times piores classificados se enfrentariam, enquanto os melhores aguardariam para entrar nas fases mais agudas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No segundo, as equipes, no mínimo 16, voltariam diretamente nos playoffs, se enfrentando dentro de grupos ou um torneio igual ao da primeira proposta.

Na terceira, as equipes retomariam a temporada regular e todas as 30 equipes entrariam nos playoffs. A quarta e última proposta é retomar a temporada e seguir para os playoffs na forma tradicional.

+ Liga autoriza equipes a chamarem estrangeiros de volta aos EUA

Onde e como?

Primeiro a liga quer definir a data da volta e o formato da competição, só depois confirmar o local e a presença ou não de torcedores.

NBA planeja retomada da temporada para a data de 31 de julho, e o ESPN Wide World of Sports Complex pode receber os jogos em meio à pandemia
Complexo esportivo na Disney é o mais cotado para receber os jogos (Facebook/ESPNWWOS)

Contudo, na Disney, o ESPN Wide World of Sports Complex, complexo esportivo dentro de um resort de Orlando, parece ser o local que mais agrada a NBA. Isso porque o local tem uma estrutura com três arenas, hotéis e todo o suporte para que jogadores, familiares e funcionários da liga e dos times fiquem isolados, evitando a exposição à fatores externos em meio à pandemia.

Situação de momento

Segundo a AP, a grande maioria das 30 equipes já abriram suas instalações para treinamentos voluntários durante a pandemia. O New York Knicks e o Washington Wizards abriram suas instalações na última sexta-feira (29), enquanto o Boston Celtics o fará na próxima segunda (1).

Apenas três – Detroit Pistons, San Antonio Spurs e Golden State Warriors – franquias não anunciaram oficialmente em qual data irão receber os jogadores dispostos a treinarem.

As equipes que já abriram suas instalações podem ter no máximo quatro jogadores treinando simultaneamente, mas sem que nenhum deles possa se exercitar junto ou jogar um contra um.

Mais em Basquete