Siga o OTD

Basquete

Fase final da Liga ACB terá 12 times e disputada em Valência

Com a melhora do controle a pandemia no país, a entidade espanhola anunciou a fase final nesta quarta-feira (27)

Marcelinho Huertas, do Iberostar Tenerife, na liga ACB
Iberoestar Tenerife, de Huertas, estará na fase final em Valência (divulgação Liga ACB)

A bola vai subir! Depois da Euroliga anunciar o cancelamento da temporada, a fase final da Liga ACB (Campeonato Espanhol de basquete), será disputada em Valência. Nesta quarta-feira (27), a entidade anunciou que, levando em conta todas as questões de saúde do país, escolheu a cidade para ser sede da disputa do título da temporada.

Por conta do avanço do controle da pandemia do coronavírus na Espanha, o governo autorizou a retomada das ligas profissionais. Valência, Madri e Zaragoza eram vistas como favoritas para sediar a fase final, mas a situação de controle da pandemia fez com que a primeira saísse vitoriosa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Augusto Lima e Vitor Benite em parida contra Marcelinho na Liga ACB de basquete na Espanha. Burgos contra Tenerife
San Pablo Burgos, de Benite e Augusto Lima vão disputar a fase final (Burgos/arquivo)

Pelo que foi autorizado pelo governo espanhol, os torneios esportivos profissionais poderão retornar a partir do dia 16 de junho. Com isso,a decisão do título da Liga ACB provavelmente será disputada entre os dias 17 e 30 de junho, faltando apenas a confirmação da entidade.

“Eu acho que a decisão é baseada no que o governo já autorizou sobre o retorno das competições. Vejo como uma resposta bacana para mostrar para as pessoas que as coisas estão melhorando. Se der tudo certo vai ser muito positivo para todos nós, estou super feliz com o retorno do torneio”, comentou Vitor Benite, do San Pablo Burgos, que fará um show durante a pandemia.

Os 12 primeiros colocados ao fim da 23ª rodada da primeira fase irão para Valência. Os times serão divididos em dois grupos de seis com cada uma das equipes enfrentando todos os adversários da chave uma vez. Na sequência, os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal e quem vencer disputa a decisão. No total, 33 partidas serão disputadas dentro de duas semanas.

Dos brasileiros que atuam no basquete espanhol, Marcelinho Huertas, do Iberoestar Tenerife, e Vitor Benite e Augusto Lima, do San Pablo Burgos, estarão na fase final da Liga ACB em Valência na busca pelo título da temporada. Já o Murcia, que conta com o armador Rafael Luz não se classificou entre os 12 melhores.

Grupos da fase final da Liga ACB em Valência:

Grupos da Liga ACB para a fase final da temporada em Valência (Divulgação Liga ACB)
Grupos da Liga ACB para a fase final da temporada em Valência (Divulgação Liga ACB)

Mais em Basquete