Siga o OTD

Basquete

Em meio à pandemia, Raulzinho prega cautela em retorno da NBA

Sem remédio e vacina, Raulzinho revela que jogadores estão apreensivos com possível volta da NBA em meio à pandemia do coronavírus

Raulzinho do Philadelphia 76ers na NBA
Raulzinho do Philadelphia 76ers na NBA (facebook/76ers/arquivo)

A NBA é uma gigante mundial e quando paralisou sua temporada por causa da pandemia o mundo esportivo reagiu em cadeia. Mas enquanto alguns eventos retornam aos poucos, a principal liga de basquete encontra dificuldades para retornar. Raulzinho que o diga.

O assunto foi abordado durante o Fórum 360 Live Basquete: Cenário e Futuro, com participação de Raulzinho, jogador da NBA, Magic Paula, Marcelinho Machado e Anderson Varejão. O bate-papo teve a mediação do jornalista Everaldo Marques.

NBA

Raulzinho, do Philadelphia 76ers, demonstrou preocupação com uma possível volta da liga. “Estou com medo de voltar a jogar. Será que eu vou voltar fora de forma? Há outros jogadores que estão treinando. Desde os 16 anos eu nunca fiquei mais de duas semanas sem pegar na bola de basquete. E estou há dois meses sem treino, fica uma dúvida na nossa cabeça.”

A NBA já autorizou que as franquias abram suas instalações para os jogadores treinarem de forma individual e seguindo uma série de regras. Contudo, os jogadores não são obrigados a comparecer.

Passando a quarentena em Utah, Raulzinho está treinando sozinho. “Eu até tenho acesso a uma quadra em uma igreja mórmon. Pego a chave com o bispo, que é tio da minha namorada, bato minha bola, não tenho contato com ninguém. Os dirigentes do 76ers me aconselharam a não voltar. Estou tentando manter a forma, mas é difícil.”

Raulzinho, do Phladelphia 76ers na NBA, teme retorno na pandemia
Raulzinho teme voltar abaixo do nível dos adversários (twitter/sixers)

Fora o ritmo, Raulzinho relatou que os jogadores estão preocupados com o retorno da NBA. “Existem atletas que não querem voltar a jogar. Outros que já falaram publicamente que querem, como LeBron James e Chris Paul. Mas a maioria está desconfortável de voltar agora, sem remédio, sem vacina. O meu pensamento também é esse.”

E Lebron James voltou a afirmar que “definitivamente não irá desistir da temporada da NBA”. Em declaração para a plataforma Uninterrupted, James demonstrou preocupação com o retorno, mas fez questão de mostrar sua visão sobre o assunto. “Não apenas eu e meus colegas de equipe, mas toda a organização dos Lakers quer jogar. Muitos jogadores que eu conheço pessoalmente querem jogar. E, obviamente, nunca queremos prejudicar a saúde de nenhum de nossos jogadores ou de suas famílias.”

Como será?

Anderson Varejão, que está passando a quarentena em Cleveland, nos Estados Unidos, também demonstrou preocupação com um possível retorno da NBA “Não basta querer voltar e pronto. Tem que se pensar em tantas coisas. Vai ser com o ginásio fechado? Os jogadores terão contato com a família? Não adianta testar o jogador um dia e não seguir testando. Acho muito complicado essa volta da NBA com a pandemia.”

Outro mundo

A lenda Magic Paula chamou a atenção para um outra visão de mundo. “Antes enchíamos nossas casas com um monte de coisa. Hoje só compramos o básico do básico, que é comida. É uma nova relação e o mundo dos esportes tem que compreender isso. Ainda é um negócio, mas não dá para deixar o lado humano de lado durante essa pandemia.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ritmo

Marcelinho Machado atentou para a longa readaptação dos jogadores da NBA. “Mesmo com três semanas de treinos, os jogadores não voltar no mesmo ritmo de antes. É preciso muito mais tempo. E outra, é um jogo de contato, não basta treinar sozinho e depois jogar em grupo. Vai levar muito mais tempo do que os dirigentes acham.”

Mais em Basquete