Siga o OTD

Basquete

NBA libera e, aos poucos, equipes voltam aos treinamentos

Com protocolo rígido, NBA autoriza equipes a realizarem treinamentos individuais em meio à pandemia

Nikola Jokic, do Denver Nuggets, astro da NBA (Facebook/denvernuggets)

Os Estados Unidos já passaram das 77 mil mortes por coronavírus e seguem com mais de três mil novos contaminados por dia. Mas, em meio à pandemia, a NBA autorizou que as franquias possam abrir suas instalações para treinamentos a partir desta sexta-feira (8).

Contudo, segundo a AFP, metade das equipes da NBA está localizada em estados que impedem atividades esportivas como uma das medidas contra a pandemia.

Da outra metade, somente três franquias – Cleveland Cavaliers, Portland Trail Blazers e Denver Nuggets – manifestaram publicamente a intenção de abrirem suas instalações no 1º dia de permissão para treinamentos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Protocolo para o retorno

A NBA estabeleceu regras para permitir que os jogadores treinem em ambientes seguros e controlados dentro das instalações das equipes durante a pandemia.

Para evitar a transmissão e a propagação do novo coronavírus, cada treinamento não pode incluir mais de quatro jogadores na instalação ao mesmo tempo. E cada jogador terá sua própria bola.

Dentro de quadra, os jogadores deverão manter a distância mínima de 3,5 metros. O uso de máscara é obrigatório enquanto os atletas não estiverem fazendo exercício físico.

Os auxiliares, no máximo seis por treino, deverão usar máscaras e luvas ao ajudarem os jogadores.

Nenhum treinador principal ou assistente técnico pode participar. Muitos técnicos, dentre eles Gregg Popovich (San Antonio Spurs) e Mike D’Antoni (Houston Rockets), e auxiliares que já passaram da casa dos 70 anos de idade estão no grupo de risco.

Gregg Popovich e Tim Duncan, do San Antonio Spurs, estão proibidos de acompanharem os treinamentos durante a pandemia
O técnico Gregg Popovich e seu assistente Tim Duncan, ambos do San Antonio Spurs, estão proibidos de acompanharem os treinamentos (facebook/spurs)

Atividades em grupos estão proibidas. De acordo com a ESPN, o comissário da NBA, Adam Silver, irá conversar, nesta sexta-feira (8), por videoconferência, com os jogadores da NBA para repassar o protocolo e tirar algumas dúvidas.

Franquias

O Toronto Raptors, atual campeão da NBA, anunciou que abrirá seu OVO Athletic Centre a partir da próxima semana. Os Raptors liberarão o acesso limitado às instalações para treinos de jogadores a partir de 11 de maio.

O estado do Colorado e cidade de Denver começaram a suspender a quarentena no final de abril. O Denver Nuggets, segundo o Denver Post, abrirá suas instalações para treinamentos nesta sexta-feira (8). No entanto, o jornal relata que uma parcela “significativa” dos jogadores de Denver não está na cidade.

O Cleveland Cavaliers também abrirá suas instalações nesta sexta-feira (8). E o pivô Larry Nance Jr., segundo o New York Times, garantiu que marcará presença.

Larry Nance Jr., do Cleveland Cavaliers, é um dos jogadores que treinará durante a pandemia
Larry Nance Jr. do Cleveland Cavaliers, é um dos jogadores da NBA que treinará durante a pandemia (facebook/cavs)

O Utah Jazz foi uma das primeiras equipes diretamente afetadas pela pandemia de coronavírus, depois que o pivô francês Rudy Gobert se tornou o primeiro jogador da NBA a dar positivo para o novo coronavírus.

E a franquia não está com pressa para abrir suas instalações para treinamentos. Os treinamentos voluntários só devem começar na próxima semana.

Mais em Basquete