Siga o OTD

Basquete

‘Diabo Loiro’, Wlamir Marques entra para o Hall da Fama do COB

Ícone e lenda do basquete brasileiro, Wlamir Marques, o ‘Diabo Loiro’, entra para o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro

Wlamir Marques entra para o Hall da Fama do COB
Wlamir Marques entra para o Hall da Fama do COB (Divulgação/CBB)

Wlamir Marques, o ‘Diabo Loiro’, um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro, agora é do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nesta terça-feira (28), o paulista foi anunciado pela entidade como um dos homenageados do ano.

E Wlamir Marques terá uma companhia e tanto no Hall da Fama do COB. O ‘Diabo Loiro’ será eternizado na galeria de atletas olímpicos brasileiros ao lado de lendas como Jackie Silva, Sandra Pires, Torben Grael, Vanderlei Cordeiro de Lima, Hortência, Bernardinho, José Roberto Guimarães e Chiaki Ishii.

A data da cerimônia de introdução de Wlamir Marques, de 82 anos, será divulgada futuramente. O jogador recebeu a notícia pelo presidente da Confederação Brasileira Guy Peixoto Jr, que comemorou a indicação do COB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estou muito feliz com a indicação. É o reconhecimento por uma vida dedicada ao basquete e também a uma geração que fez história com a camisa da seleção brasileira, colocando o Brasil no topo do basquete mundial por duas décadas. Agradeço ao COB e a CBB pela iniciativa – disse Wlamir Marques, emocionado.

A trajetória

Nascido em São Vicente, São Paulo, Wlamir Marques é um dos maiores vencedores da história do basquete brasileiro. Pela seleção, foi bronze nas Olimpíadas de Roma 1960 e Tóquio, 1964, quando, inclusive, foi Porta-Bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura.

Ainda venceu dois Mundiais, no Chile em 1959 e no Brasil em 1963, além de duas pratas, nos mundiais de 1954 e 1970. Wlamir Marques ainda tem três medalhas em Jogos Pan-Americanos, a prata em São Paulo 1963 e dois bronzes, um em 1955 e e outro em 1959.

Wlamir Marques foi bicampeão mundial defendendo o basquete brasileiro e está no Hall da Fama do COB
Wlamir Marques foi bicampeão mundial defendendo o basquete brasileiro (Acervo/CBB)

As conquistas do ‘Diabo Loiro’ não se limitam à seleção. Com passagens por Piracicaba, XV de Novembro, Campinas e Corinthians, brilhou no Timão com inúmeras taças: cinco Campeonatos Paulistas (sete ao todo); sete Campeonatos Paulistanos (nove ao todo); três Campeonatos Brasileiros e três Sul-Americanos de Clubes.

Em 1965, inclusive, o Corinthians de Wlamir Marques fez história ao vencer o Real Madrid no Parque São Jorge por 118 a 109. Wlamir anotou 51 pontos, 31 no primeiro tempo e 20 no segundo.

Após a carreira de jogador, Wlamir tornou-se técnico, começando no Limeira. Passou também por São Caetano, XV de Piracicaba, Jundiaí, Corinthians, Tênis Clube de Campinas, Palmeiras, Hebraica, Cerquilho, e Telesp Clube Pinheiros, no masculino e no feminino. Ganhou três vezes o Campeonato Paulista Feminino de Basquete e uma vez o Campeonato Paulista Masculino de Basquete.

Em 1982, trabalhou como comentarista da Rede Globo no Campeonato Paulista. E depois, pela Rede Manchete, foi comentarista em quatro Jogos Olímpicos: 1984, 1988, 1992 e 1996. Hoje, é comentarista da ESPN Brasil.

Hall da Fama do COB

O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi lançado durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2018. Os primeiros atletas a deixarem suas marcas eternizadas foram Torben Grael (vela), dono de cinco medalhas olímpicas; a dupla Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia), primeiras mulheres brasileiras a ganharem ouro nos Jogos; e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, maior honraria do Comitê Olímpico Internacional.

A homenagem anual será feita a personagens que contribuíram de maneira marcante com o esporte olímpico brasileiro, promovendo o Olimpismo e inspirando novas gerações.

O Hall da Fama do COB tem o objetivo de enaltecer, difundir e eternizar a história do Movimento Olímpico do país, inspirando a sociedade por meio do conhecimento de biografias marcantes e singulares a serviço do esporte. Assim, o Hall da Fama é uma ação de reconhecimento às personalidades que contribuíram de maneira notável para o esporte olímpico nacional, como é Wlamir Marques.

Wlamir Marques, o 'Diabo Loiro', entra para o Hall da Fama do COB
Wlamir Marques, o ‘Diabo Loiro’, entra para o Hall da Fama do COB (Acervo/CBB)

Na sede do Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, haverá um mural do Hall da Fama com os moldes das mãos ou pés dos homenageados – disponíveis à visitação –, além de um espaço para seus perfis, com as conquistas, fotos e vídeos, dentro do site oficial do COB.

Outras homenagens

O ginásio do Corinthians leva o nome de Wlamir Marques desde 2016, no Parque São Jorge. Em 2018, o ídolo foi homenageado pela Confederação Brasileira de Basketball no ginásio que leva seu nome e que recebeu a partida entre Brasil e República Dominicana pelas eliminatórias do Mundial de 2019.

Wlamir recebeu uma placa em agradecimento pelos serviços prestados e também uma camisa atual da seleção brasileira com seu nome e número.

Mais em Basquete