Siga o OTD

Basquete

Armador Caio Pacheco se inscreve para o Draft 2020 da NBA

Com 21 anos, Caio Pacheco, jogador do Bahía Basket, da Argentina, está inscrito para ser selecionado no recrutamento da NBA

Caio Pacheco em ação pela Bahía Basket, equipe argentina (Reprodução/ar.nba.com)

Poucas horas antes do fechamento da inscrição para o Draft 2020 da NBA, o armador Caio Pacheco decidiu entrar na disputa para ser selecionado por uma das 30 franquias da principal liga de basquete do mundo.

Caio Pacheco tem 21 anos, é natural de Rio Claro, interior de São Paulo e atualmente defende as cores do Bahía Basket, time argentino de grande destaque no cenário sul-americano e que já teve jogadores sendo escolhidos no draft da NBA.

É importante ressaltar que Caio Pacheco está inscrito no Draft 2020 da NBA, mas precisará confirmar sua presença até dia 15 de junho, data limite para desistências. O recrutamento da NBA está marcado para 25 de junho e será realizado todo virtualmente.

Em 2019, Didi, então ala do Franca, foi selecionado pelo New Orleans Pelicans. Contudo, Didi nunca chegou a jogar na liga, já que foi transferido para o Sydney Kings, da Austrália, mas seu vínculo segue com os direitos do time da Louisiana.

O armador

Antes da paralisação por causa da pandemia de coronavírus, Caio Pacheco vinha fazendo uma grande temporada pela Liga Nacional argentina.

Em 21 jogos disputados pelo Bahía Basket na Liga Nacional, sendo cinco como titular, teve médias de 19,4 pontos, 6 assistências, 3,1 rebotes e 27,8 minutos por partida.

Armador Caio Pacheco, do Bahía Basket, está inscrito para o Draft 2020 da NBA
Caio Pacheco em ação pelo Bahía Basket, da Argentina (Reprodução/ar.nba.com)

Seu aproveitamento também foi bem consistente: 54% em dois pontos, 29% tiros de três pontos e 75% em lances livres, esse sendo o seu ponto mais fraco.

Com esses números, o armador se destacou como o segundo maior cestinha e o melhor em assistências durante a competição argentina. Seu desempenho o encorajou para entrar na seleção do maior basquete do mundo. Ser escolhido é outra história.

As chances

Das 60 escolhas, já que são duas rodadas de 30, do Draft 2020 da NBA, Caio Pacheco não aparece em nenhuma projeção feita pelo analistas americanos que cobrem a liga.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Para complicar ainda mais a situação, o brasileiro, por causa da pandemia, não deverá ter muitas chances de participar de treinos nos EUA, passo fundamental para estrangeiros serem escolhidos, como foi com Didi em 2019.

Caso não seja draftado em 2020, o brasileiro terá mais uma chance em 2021, quando completará 22 anos, a data limite para estrangeiros serem selecionado via draft.

Pontos fortes, pontos fracos

A primeira coisa a observar sobre Caio Pacheco é sua capacidade criativa. O armador é bom tanto para criar o próprio arremesso como para assistir um companheiro. É muito rápido no pick and roll e nas infiltrações, sua marca principal.

O brasileiro é muito agressivo e vertical nas penetrações, procurando o contato, mas sendo firme na execução. Porém, principalmente para a NBA, ele não é tão atlético e explosivo. Para compensar isso, Caio Pacheco terá que melhorar nas bolas de três, mas isso pode ser trabalhado.

Na defesa, o potencial dele não é particularmente alto. Ele é batido com frequência na marcação, mas se posiciona bem para os rebotes defensivos e é ágil para roubar bolas.

Mais em Basquete