Siga o OTD

Basquete

NBB define protocolo contra pandemia para volta com playoffs

NBB pretende testar atletas e profissionais envolvidos com a liga para voltar com os playoffs decisivos

NBB
Flamengo enfrenta Pinheiros pelo NBB - Créditos: Paula Reis/NBB

Uma equipe multidisciplinar destacada pela Liga Nacional de Basquete apresentou relatório médico que servirá de base para o retorno da atual temporada do Novo Basquete Brasil, o NBB. O campeonato está paralisado desde o dia 13 de março devido à pandemia de coronavírus e vai voltar direto pelos playoffs. 

A equipe, composta de profissionais de saúde, apresentou o material em reunião, via videoconferência, realizada na quinta-feira (23), envolvendo clubes do NBB, representantes dos atletas, técnicos e árbitros.

De acordo com os representantes da Liga, o documento seguiu procedimentos médicos necessários e recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O relatório foi dividido em três fases: avaliações físicas dos atletas na volta aos treinos, todo o período de treinamento, e o recomeço do NBB. Esse processo está previsto para durar cerca de 40 dias. Dentro desse procedimento médico, está prevista a testagem de todos os profissionais envolvidos com a competição em diversas etapas.

Próximos passos

Para a próxima semana, será apresentado o levantamento financeiro e estrutural definitivo para o retorno da competição, levando em consideração todas as orientações de saúde descritas no relatório de hoje. Uma assembleia geral também será convocada para o dia 04 de maio, quando os clubes deverão tomar a decisão final sobre a sequência da temporada.

NBB - Coronavírus - Playoffs de liga - Corinthians e Minas se enfrentaram pela fase de classificação do NBB sem torcida por causa da pandemia
Corinthians e Minas se enfrentaram pela fase de classificação do NBB sem torcida por causa da pandemia (Foto: Beto Miller/Agência Corinthians)

Desde o dia 13 de março, quando os clubes tomaram a primeira decisão em relação à pandemia do coronavírus, os representantes de todos os 16 times se reúnem, semanalmente, para continuar debatendo os passos necessários para a manutenção da competição. Após duas semanas da paralisação do campeonato, os clubes definiram, de forma unânime, que a temporada seguiria diretamente para a fase de playoffs.

A LNB vem se reunindo constantemente com todos os envolvidos no NBB. Além da reunião que está sendo realizada com os clubes às quintas-feiras, todas as terças o corpo executivo da Liga se reúne com representantes dos clubes, atletas, dos técnicos e dos árbitros através de encontros por videoconferência.

Local isolado e sem público

O superintendente da LBN, Sérgio Domenici, revelou que os playoffs poderão ser realizados em um local isolado e sem a presença de público. A previsão é que o NBB possa ser retomado em junho e finalizado no final do mês.

O superintendente da LNB ressaltou também a necessidade de redefinir “todo o modelo” da competição para o próximo ano. Tudo em razão da crise econômica e da perda de seu principal patrocinador, a Caixa Econômica Federal.

Vale lembrar que o Bauru anunciou o fim de sua participação nesta temporada do NBB e que o Pinheiros demitiu nove jogadores de seu time. A equipe paulista, porém, disse que pretende finalizar essa temporada.

Mais em Basquete