Siga o OTD

Basquete

Tainá relembra risco de corte ao protagonismo no ouro do Pan

Com uma lesão no tornozelo, Tainá Paixão revela ‘gosto especial’ pelo título após ter vivido ‘semana maluca’ com a incerteza se poderia ou não participar da competição

Tainá Paixão Cortada Protagonista Pan
Tainá foi a cestinha na final contra os Estados Unidos, com 24 pontos (Alexandre Loureiro/COB)

Fim de jogo e medalha de ouro para a seleção brasileira feminina de basquete nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. A armadora Tainá Paixão foi protagonista e cestinha na vitória diante dos Estados Unidos, por 79 a 73, com 24 pontos. Porém, antes da glória, a jogadora quase foi cortada da competição por causa de uma lesão no tornozelo direito.

+ Ágatha revela desejo de ser mãe após os Jogos Olímpicos

“Esse Pan teve uma história bem louca que poucas pessoas ficaram sabendo. Tivemos um jogo treino contra Colômbia mais ou menos uma semana antes de começar a competição. Nesse jogo eu torci o pé e, quando chegamos à Vila para conversar com o médico, mal conseguia colocar o pé no chão, com chance de ter fraturado algum osso”, revelou Tainá ao Olimpíada Todo Dia.

“Como ainda poderia ser feita a troca de atletas lesionadas, a comissão estudou em me cortar e levar outra no lugar. Depois eles resolveram que eu faria fisioterapia intensiva para tentar jogar. O nosso primeiro jogo, contra o Canadá, não joguei porque ainda estava tratando o pé, depois fui entrando gradativamente nos jogos até chegar à final”, completou a atleta.

Conquista com sabor especial

Tainá Paixão Cortada Protagonista Pan
Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 deu fim ao jejum de 28 anos (Alexandre Loureiro/COB)

Após passar pelo risco de ser cortada, a protagonista da final demonstrou alegria por ter contribuído com o título. “Aquele momento de estar lá e ter conseguido ajudar o Brasil a ser campeão foi muito mais especial pela semana maluca que tinha passado, com aquela sensação de talvez ser cortada, ou não ser cortada e mesmo assim não conseguir jogar”, contou a armadora .

Outra recordação marcante foi o apoio recebido durante o período de recuperação. “O que aconteceu deu um gosto ainda melhor e, toda vez que lembro do Pan, vem a lembrança de todas as meninas me dando força, dizendo que ia dar tudo certo e elas estavam certas”, complementou Tainá.

A medalha de ouro nos Jogos Pan-Americano de Lima deu fim ao jejum de 28 anos, quando Paula, Hortência e Janeth comandaram a seleção brasileira no título conquistado em Havana, Cuba, em 1991.

Fase de reconstrução com glórias e tristeza

Tainá Paixão Cortada Protagonista Pan
Tainá esteve no elenco que conquistou a medalha de bronze na AmeriCup 2019 (FIBA/Divulgação)

O título em Lima fez o basquete feminino voltar a ser protagonista. Mas em menos de um ano, a não classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio deixou uma frustração. Entre os dois eventos, o Brasil ainda ganhou o bronze na AmeriCup de 2019, disputada em Porto Rico. Além disso, o time fez boas atuações no Pré-Olímpico das Américas. Tainá fez uma avaliação positiva dessa etapa de ressurgimento que se iniciou com a chegada do técnico José Neto.

“Foi um período muito especial, apesar de não termos conseguido a vaga. Além da nossa maneira de jogar taticamente, mudamos muito nosso modo de pensar sobre nós mesmas e o basquete feminino brasileiro no cenário internacional. Passamos a acreditar muito mais e que podemos facilmente atravessar aquela linha imaginária que tínhamos sobre nossas capacidades, tanto físicas como emocionais”, afirmou a jogadora.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A atleta admitiu que a entrada de José Neto como treinador foi um dos fatores que fizeram com que os resultados positivos voltassem. Ela cita também a importância do preparador físico Diego Falcão. “Sim, com toda certeza. A chegada dele com o Diego foi muito importante para que mudássemos essa ‘chavinha’ em nossas cabeças e começássemos a conquistar resultados expressivos nesses sete meses de trabalho”, concluiu Tainá.

Mais em Basquete