Siga o OTD

Basquete

Atletas do Santo André aprovam treinamento a distância

Treinos preparados pela comissão técnica contém exercícios para as jogadoras executarem em suas casas; atletas utilizam sacos de arroz ou garrafas d’ água no lugar dos pesos

Atletas do Santo André basquete aprovam treinamento a distância coronavírus
crédito: divulgação

Com a paralisação das competições do basquete nacional por conta da pandemia do coronavírus, a comissão técnica do Santo André passou uma relação de trabalho para que cada jogadora pudesse fazer o seu treinamento físico individualizado em sua casa. Essa foi a forma encontrada para minimizar os efeitos da quarentena, visando o retorno da Liga de Basquete Feminino 2020.

De acordo com a técnica do Santo André basquete, Arilza Coraça, o trabalho vem surtindo o efeito esperado, visto que as jogadoras estão seguindo o que tem sido solicitado pela comissão técnica. “Temos um grupo especial, com jogadoras comprometidas e sérias, que entenderam bem a necessidade do momento e estão se esforçando muito para seguir o que foi passado pelas nossas preparadoras físicas”, comentou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

De acordo com a preparadora física do time, Luciane Moscaleski, foi montada uma relação de exercícios para as jogadoras executarem individualmente. “Montei, junto com a Simone Lima (responsável pelo treinamento de força), um programa de treino para ser realizado dentro de casa para 15 dias, portanto como estamos acompanhando os noticiários e tudo mais, atualizaremos este programa conforme necessidade. O programa foi feito para ter movimentações de segunda a sábado – sempre priorizando ficar em casa”, explicou.

“Elas também adoraram um sistema de desafio de habilidades pela internet com bola e que exige pouco espaço; sentem-se motivadas uma desafiando a outra. Isso é legal demais, pois o objetivo deste trabalho é fazer com que elas se movimentem e que quando voltarmos para a quadra elas não estejam na estaca zero e sim 1-2”, acrescentou Moscaleski.

Para a lateral do Santo André Ariadna Felipe, a adaptação a esse tipo de trabalho diário em tempos de coronavírus tem sido muito boa. “Estou mantendo minha rotina diária com os mesmos horários de quando treinávamos na academia e na quadra; pela manhã faço os treinos de parte física, orientada pela preparação física; nas tardes, com ajuda de um aplicativo mais focado em habilidades de basquete, faço exercícios com bola e aeróbico na bicicleta. De noite, termino com as aulas online da faculdade e, assim, vou levando esse tempo de isolamento de um jeito que consiga continuar treinando meu corpo e cuidando da minha saúde mental, que é também muito importante nesse momento”.

Já a lateral Jaqueline de Paula, relata que este é uma situação diferente. “Temos que nos adaptar, pegando pesos – sacos de arroz dentro da mochila – para fazer o agachamento. Está sendo importante esse resguardo, mas não vejo a hora que isso passe e voltemos aos treinamentos normais, ainda mais eu que estava retornando e estava ganhando ritmo de jogo; quando soube da paralisação fiquei um pouco chateada, mas estou ciente da importância de se fazer isso. Sigo muito atenta aos cuidados, álcool gel e lavar as mãos, além de não sair de casa”.

+“Evoluindo a cada dia”, Maique já está treinando em casa

A preparadora física do Santo André basquete explicou que existe um canal de comunicação aberto com as atletas sobre o treinamento em tempos de coronavírus. “Nosso controle e correção é feito via vídeos, nós (Simone e eu) gravamos vídeos dos exercícios que queríamos para estes dias com as correções e posturas desejadas. Elas estão realizando e estão comprometidas”, finalizou Luciane Moscaleski.

Mais em Basquete