Siga o OTD

Basquete

Jamaal diz que ama o Fogão e dedica Sul-Americana ao pai

Pai do maior ídolo de todos os tempos do time carioca na modalidade está passando por problemas de saúde nos Estados Unidos

Jamaal, campeão da Liga Sul-Americana de basquete com o Botafogo
(foto: Rodrigo Lopes/Consubasquet)

A emoção tomou conta de Jamaal após o título do Botafogo na Liga Sul-Americana 2019. Mas não foi só pela conquista em si. Seu pai, o ex-jogador de basquete Robert Smith, está passando por problemas de saúde nos Estados Unidos, chegando a sofrer um AVC há dois meses.

Agora, o título sul-americano foi para ele. “Estou muito emocionado agora. Queria muito ganhar esse campeonato, porque tudo que fiz no basquete foi pelo meu pai. Então, pelo momento que ele está passando agora, isso é a realização de um sonho. É um momento que é muito complicado de falar, mas estou feliz demais”, disse Jamaal, às lágrimas.

“Amo esse esporte e jogo basquete por causa dele. Ele está passando um tempo complicado, mas cara, tudo que eu faço é por ele. Ganhar esse título é muito especial e queria dizer que o amo demais e que, chegando ao hotel, vou ligar e falar que ganhei o campeonato para ele”, completou.

Debute

Esse foi o primeiro título internacional da carreira de Jamaal, que aos 34 anos alcançou a maior glória de sua carreira. Ele foi “o cara” do duelo que deixou o Fogão vivo na série contra o Corinthians, no Jogo 2, em que registrou 25 pontos (5/5 nas bolas de 3).

Já na partida do título, o norte-americano, muito bem marcado pela defesa do Timão, teve uma atuação mais discreta, com apenas nove pontos. Mas não importa. Nada tira a sensação de gritar “é campeão” de um torneio tão expressivo como a Sul-Americana.

“Estou muito emocionado. Não gosto de ficar assim, mas, cara, estou feliz. Não tinha nenhum campeonato internacional, e meu pai já havia ganhado um na França. Hoje é um dia que vou lembrar para sempre. A gente teve dificuldades esse ano, mas continuamos subindo e juntos. Isso é muito especial”, contou Jamaal.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Eu amo o Botafogo”

Considerado maior ídolo de todos os tempos do basquete do Botafogo, Jamaal foi um dos responsáveis pela subida do time ao NBB com a conquista da Liga Ouro 2016, em que foi eleito o MVP das Finais.

Agora, com épico título da Liga Sul-Americana, o gringo escreveu seu nome mais uma vez na história do clube e prometeu até fazer uma tatuagem do Botafogo.

“Cara, vou fazer uma tatuagem do Botafogo assim que chegarmos no Rio. Estou apaixonado por esse time, esse clube. Eles me deram uma chance quando ninguém queria. Subi com eles desde a Liga Ouro. Vou guardar um lugar para fazer uma tatuagem para esse clube. Eu amo o Botafogo”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete