Siga o OTD

Basquete

Campeonato Brasileiro terá 14 clubes e decisão em Final Four

Torneio quase dobrou o número de participantes em relação ao ano passado

Pinheiros na Liga de Desenvolvimento de Basquete
(João Neto/LNB)

A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Basquete está definida. O torneio terá 14 times, de seis estados, divididos em duas conferências, a “Verde” e “Amarela”, com confrontos em turno e returno. A bola sobe em fevereiro de 2020 e o campeão será definido em formato de Final Four, aumentando a emoção com três rodadas decisivas para definir o campeão brasileiro.

O torneio tem o objetivo de aumentar o número de equipes jogando basquete profissional no Brasil. Estão confirmados Brusque, Blumenau, Joinville e Black Star, todos de Santa Catarina; São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá e Campo Mourão, do Paraná; Liga Sorocabana, Osasco e Pinheiros, de São Paulo; Cerrado Basquete, de Brasília; Anápolis, de Goiás; e Praia Clube, de Minas Gerais.

Com relação à primeira edição, o Campeonato Brasileiro quase dobrou o número de participantes. Em 2019, o torneio contou com oito equipes.

“Começamos um resgate do basquete brasileiro. E a ideia é aumentar o número de equipes jogando basquete no adulto. Nos próximos anos, nosso objetivo é chegar a 40 equipes, para que mais jovens possam ter a oportunidade de seguir a carreira, ganhar uma chance no profissional e também para que possamos revelar cada vez mais jogadores para a nossa seleção”, citou o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Na primeira fase, as equipes vão se enfrentar em duelos de turno e returno, dentro das próprias conferências. Os dois melhores de cada uma avançam direto para as quartas de final. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados em cada conferência vão se enfrentar em um duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências para definir assim os outros quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o 3ºx6º, e o segundos colocados pegando quem triunfar do jogo entre 4ºx5º. Para aumentar a emoção, os quatro semifinalistas vão se enfrentar no formato de Final Four para definir o campeão brasileiro.

Nas próximas semanas, o departamento técnico da CBB irá divulgar a tabela detalhada do torneio e também as datas das quartas de final, dos duelos eliminatórios e do Final Four do Campeonato Brasileiro.

Conferência Verde
Basquete Blumenau-SC
Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC
São José dos Pinhais-PR
NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR
Cerrado Basquete-DF
Basquete Anapolino-GO
Basket Osasco-SP

Conferência Amarela
Basquete Joinville-SC
Black Star Joinville-SC
Viptech Campo Mourão Basquete-PR
ADRM/Maringá-PR
Praia Clube/Colégio Gabarito-MG
Esporte Clube Pinheiros-SP
LSB/FLEX/PMS-SP

Mais em Basquete