Siga o OTD

Basquete

Brasil bate Argentina e garante vaga no Pré-Olímpico Mundial

Seleção se garante no Pré-Olímpico Mundial e vai buscar uma das 10 vagas em Tóquio 2020

Brasil x Argentina - Pré-Olímpico
Divulgação/CBB

O Brasil está classificado para o Pré-Olímpico Mundial. Em clássico movimentado e nervoso neste domingo em Bahía Blanca, na Argentina, a Seleção feminina venceu a equipe da casa por 78 a 55 em grande noite da aniversariante Damiris e fechou o Pré-Olímpico das Américas com seu objetivo cumprido.

Damiris terminou o duelo com 26 pontos e 13 rebotes, um duplo-duplo. Tainá Paixão fez 16 pontos, com três rebotes e quatro assistências.Clarissa fez seis pontos, com sete rebotes.

Com o resultado, o Brasil termina o Pré-Olímpico das Américas com uma derrota para os Estados Unidos e duas vitórias, sobre Colômbia e Argentina.

Agora, em 2020, o Brasil vai em busca da vaga em Tóquio 2020. Nos próximos meses, a CBB irá definir e divulgar o calendário de preparação para o torneio seletivo. O sorteio das chaves acontece em 27 de novembro, na Suíça, na sede da FIBA. Serão 16 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um.

Como EUA e Japão já estão classificados, efetivamente serão 14 países em busca de 10 vagas. A chave brasileira pode ser na França, Sérvia, Bélgica ou China.

O jogo

O Brasil começou o duelo abrindo 7 a 0, com boa presença de Damiris e Tainá, mas a Argentina, empurrada pela torcida, equilibrou o jogo, virando para 17 a 14 no último minuto do período. Damiris, mais uma vez, apareceu bem, com bola de três, chegando aos dez pontos e igualando o período em 17 a 17. Rapha ainda teve, no contra-ataque, a bola para virar, mas o cronômetro estourou antes.

O segundo quarto também foi de pressão hermana. A Argentina conseguia equilibrar o jogo na base da vontade. No Brasil, Clarissa era fulminante, chegando a quatro bolas de três em quatro tentadas, 100% de aproveitamento e 20 pontos. Ramona também entrou bem, ajudando com quatro pontos. Na Argentina, Luciana De la Barba, com oito pontos, e Larissa Boquete, com sete, eram o desafogo ofensivo. Faltando dois minutos de período, o Brasil vencia por 39 a 32. Ramona ainda meteu bola para três e o Brasil foi para o intervalo vencendo por 46 a 37.

A defesa do Brasil voltou incomodando mais a Argentina. Em quatro minutos, as hermanas estavam zeradas. Em bola linda de Tainá, o Brasil colocou sua maior vantagem: 50 a 37. A Argentina chegou a ensaiar uma reação com Llorente, mas Patty meteu bola para três pontos e logo esfriou as rivais. Mantendo a solidez defensiva, o Brasil fechou a parcial em 14 a 4 e abriu 60 a 41.

No último período, a seleção manteve a boa defesa e também aproveitou os dez minutos finais para dar tempo de quadra para jovens como Lays, Mari Dias e Stephanie Soares. Com a boa margem de vantagem, o time administrou o marcador e faltando cinco minutos vencia por 63 a 45. De volta à quadra, Damiris chegou aos 26 pontos, e o Brasil colocou 69 a 47, faltando três minutos para o fim do duelo. Com tudo decidido, bastou contar os minutos para a vitória por 78 a 55.

Ao vivo – Brasil x Argentina – Pré-Olímpico das Américas de basquete

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete