Siga o OTD

Basquete

José Neto aprova Brasil contra os EUA, mas quer melhora

Seleção feminina busca na Argentina uma vaga no Pré-Olímpico Mundial que está marcado para fevereiro. Time pega Colômbia no sábado e donas da casa no domingo

José Neto, técnico da seleção brasileira de basquete feminino, na partida contra os EUA pelo Pré-Olímpico das Américas
FIBA/Divulgação

O técnico da seleção feminina de basquete, José Neto, aprovou a atuação do Brasil na derrota para os Estados Unidos, mas vê espaço para melhora nos próximo dois duelos válidos pelo Pré-Olímpico das Américas.

O Brasil fez jogo duro, mas acabou caindo diante das atuais campeãs olímpicas e mundiais na quinta (14), pela primeira rodada da competição.

“Nosso time fez dois quartos muito equilibrados, marcando bem, dando trabalho também no ataque. Nos movimentamos bem e defendemos forte. Depois, no terceiro quarto, não conseguimos contar as americanas. Quando defendemos bem, jogamos melhor. Deixamos elas fazerem cestas mais fáceis, e aí fica difícil contra um time desta qualidade”, disse o comandante da seleção feminina de basquete.

Após dois primeiros quartos equilibrados, com a seleção vencendo o primeiro por 15 a 10 e indo para o intervalo atrás apenas por 33 a 31, as americanas se deram melhor e triunfaram por 76 a 61.

+ Saíram as sedes dos Pré-Olímpicos Mundiais para Tóquio 2020

Próximos passos na Argentina

A seleção feminina de basquete volta à quadra pelo Pré-Olímpico das Américas no sábado, às 18h30, diante da Colômbia, no Dow Center, em Bahía Blanca, na Argentina.

Para Neto, a seleção precisa também ser mais inteligente quanto às faltas. “Somos a seleção que mais fez faltas na AmeriCup. Precisamos trabalhar isso para a sequência do Pré-Olímpico. É algo que pode nos atrapalhar”.

Com a derrota, o Brasil agora acompanha a sequência dos Estados Unidos na competição. As americanas são favoritas a vencerem todas as partidas em Bahía Blanca. E como estão classificadas para Tóquio 2020, a chave só dará uma vaga no Pré-Olímpico Mundial, em fevereiro do ano que vem.

“Não dependemos apenas mais de nós. Sabemos disso. Vamos acompanhar agora a sequência dos Estados Unidos e torcer para que elas vençam os outros dois jogos. E buscar fazer a nossa parte contra Colômbia e Argentina”, explicou José Neto.

 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Mostramos evolução”

A armadora Débora Costa, que terminou a partida com dez pontos e cinco assistências, também gostou da atuação da seleção feminina diante da equipe de basquete dos Estados Unidos.

“Achei que nosso time foi inteligente, jogou de igual para igual contra uma equipe que é multicampeã e favorita em qualquer torneio que joga. Nos dois primeiros quartos equilibramos muito o jogo e no terceiro deixamos elas escaparem, principalmente depois das duas faltas técnicas. Algumas bolas nossas livres também não caíram, mas mostramos a evolução do nosso jogo”, contou Débora.

Pré-Olímpico das Américas

16 de novembro, sábado
18h30 – Brasil x Colômbia
21h – Argentina x EUA

17 de novembro, domingo
18h30 – EUA x Colômbia
21h – Brasil x Argentina

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete