Siga o OTD

Basquete

Pelo NBB, São Paulo bate o Botafogo em noite de veteranos

Jefferson e Shamell marcam mais de metade dos pontos do São Paulo, que vence o Botafogo, no terceiro triunfo como visitante pelo NBB

Pelo NBB, São Paulo bate o Botafogo em noite de veteranos inspirados
Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo mostrou nesta terça-feira contra o Botafogo que é um time repleto de opções e alternativas. Se Georginho vem sendo apontado como principal destaque da equipe neste início de NBB, desta vez o show ficou por conta de dois dos atletas mais experientes (e vencedores) do grupo: Jefferson e Shamell, que lideraram o Tricolor na vitória por 85 a 78 fora de casa contra o Botafogo e garantiu a quinta vitória da equipe (terceira fora de casa) na competição.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

A dupla combinou para mais de metade dos pontos do Tricolor no duelo: Jefferson foi o cestinha do duelo com 24 pontos, além de apanhar nove rebotes enquanto o norte-americano, maior cestinha da hisória do NBB, marcou 23 pontos e distribuiu seis assistências. Léo Meindl anotou 13 pontos (além de oito rebotes) e Georginho teve 14 pontos e seis assistências, além de quatro roubadas de bola.

Pelo lado do Botafogo, Arthur fez 17 pontos e Jamaal mais 16 pontos.

O jogo começou com os rivais afiados do perímetro e trocando tiros de três pontos com boa eficiência; os são-paulinos com 38% de eficiência (destaque para Jefferson, que converteu três de quatro tentativas) e o Botafogo com 40% de eficiência, com quatro tiros certos em dez tentados. O que fez a diferença foi o jogo de garrafão, onde o Tricolor levou ampla vantagem no aproveitamento (quase 78%) e conseguiu incomodar o rival, que marcou apenas dois pontos em arremessos de dentro.

A equipe de Claudio Mortari seguiu variando bem seus ataques, mas o Botafogo conseguiu encaixar a marcação e passou a reduzir a diferença (que chegou a ser de dez pontos para o Tricolor) a partir da metade do segundo quarto. Os cariocas seguiram eficientes nos arremessos de longe (44%) e conseguiram forçar erros dos são-paulinos especialmente nos tiros de longa distância. Agressivos, os botafoguenses viraram o placar no final e foram para o intervalo dois pontos à frente (39 a 37).

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Vencer o duelo tático passava por conseguir reduzir a eficiência dos cariocas nos disparos de longa distância, e foi exatamente esse o maior foco no terceiro quarto. Os são-paulinos fortaleceram a marcação no perímetro e permitiram apenas um arremesso de três certeiro no terceiro quarto enquanto ofensivamente foi praticamente impecável: 69% de aproveitamento nos disparos de quadra e quatro tiros certeiros da linha dos três pontos, combinação essa que garantiu a virada são-paulina e a abertura de uma vantagem de dez pontos para o último quarto.

Abusando da experiência do seu elenco, o São Paulo controlou o relógio e não foi ameaçado nos dez minutos finais. A cada investida do Botafogo, a equipe de Claudio Mortari devolvia o ataque com enorme eficiência e garantiu mais uma vitória fora de casa.

O próximo compromisso dos são-paulinos também é fora de casa. No próximo dia 20, a equipe enfrenta o Pinheiros no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo.

Já o Botafogo encara o Pato Basquete em casa, no dia 15 de novembro, às 20h (horário de Brasília).

Mais em Basquete