Siga o OTD

Basquete

Botafogo domina Nacional e vence a primeira na Liga Sul-Americana

Time carioca se recuperou de revés na estreia e passou pelos uruguaios sem maiores problemas em partida disputada na Colômbia

Lucas Mariano, do botafogo
Lucas Mariano foi um dos destaques do time (divulgação/arquivo)

Incontestável, o Botafogo se recuperou do revés na estreia da Liga Sul-Americana de basquete masculino e, na noite desta quarta-feira (23), venceu o Nacional do Uruguai por 73 a 58, na Colômbia.

O Botafogo controlou do início ao fim o duelo contra os uruguaios, mostrou um grande basquete e se aproximou da classificação. Du Sommer (14 pts), Jamaal (12 pts, 3 rebs e 5 ass) e Lucas Mariano (11 pts, 5 rebs e 4 tocos) foram os destaques da equipe de General Severiana.

Surpreendendo com a escalação de Freddie no quinteto inicial, o Glorioso fez um primeiro quarto irretocável e venceu por 20 a 9. Os destaques ficaram com as bolas de três de Lucas Mariano, Jamaal e Arthur.

+ TABELA, AGENDA E RESULTADOS DO TORNEIO

O momento de maior perigo para os alvinegros aconteceu no segundo quarto, onde o time uruguaio equilibrou o jogo, encostou no placar e chegou a ter posses de bola para passar à frente. No último lance da etapa, Jamaal acertou belo arremesso de três pontos e fechou o placar em 36 a 32 a favor do Botafogo.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Segundo tempo

Os atletas de Léo Figueiró voltaram do intervalo impondo o ritmo, controlaram e abriram boa vantagem. Com bolas de três ou infiltrações, o coletivo botafoguense funcionou e levou o time para o quarto derradeiro na frente por 55 a 43.

O que seria um último quarto tranquilo, se tornou os 10 minutos mais equilibrados da noite. Motivo? O saldo de cestas, critério de desempate no torneio. Botafogo e Nacional lutaram ponto a ponto, o Fogão venceu a parcial, e fechou o jogo em 73 a 57.

Com a classificação encaminhada no Grupo D, o Botafogo volta à quadra nesta quinta-feira, às 23h30, para medir forças contra o San Andrés (COL), clube sede da primeira fase da Liga Sul-Americana.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete