Siga o OTD

Basquete

José Neto vê Brasil forte para o Pré-Olímpico das Américas

Pré-Mundial de basquete feminino José Neto
Alexandre Loureiro/COB

A seleção feminina de basquete terá um grande desafio no Pré-Olímpico das Américas, entre os dias 14 e 17 de novembro, em Bahía Blanca, na Argentina. Após o título dos Jogos Pan-Americanos de Lima e do bronze na AmeriCup, as meninas vão em busca da vaga no Pré-Olímpico Mundial, visando um lugar na Olimpíada de Tóquio 2020. No caminho, Estados Unidos, Colômbia e Argentina. Com as americanas classificadas para os Jogos, os duelos contra as colombianas e as argentinas serão decisivas para a classificação, já que apenas um posto estará em disputa.

Para o técnico José Neto, os Estados Unidos, com Sue Bird e Delle Donne, é obviamente a grande favorita no duelo de estreia, no dia 14 de novembro, diante do Brasil. Depois, a seleção terá pela frente a Colômbia, no dia 16, e a Argentina, no dia 17, fechando a competição. Será a hora de mostrar força.

– A Colômbia, nós já conhecemos bem. Jogou o Pan, a AmeriCup. Está evoluindo muito e deu muito trabalho para nós na estreia da AmeriCup. E a Argentina, que se potencializa muito em casa. Cada jogo tem sua história. Ganhamos bem elas na AmeriCup, mas não vamos começar 20 pontos na frente. Teremos que construir de novo. Eles, jogando como sede, se potencializam. Mas acredito nas características, caráter das nossas jogadoras, mas o fator extra-quadra eu tenho certeza que estará controlado por elas – ciou José Neto.

Nesta semana, o treinador visitou os treinos da seleção feminina sub-17, que se prepara para o Sul-Americano da categoria, entre 4 e 9 de novembro, em Barranquilla, na Colômbia. Para o treinador, é importante criar uma identidade no basquete feminino.

– O que estamos tentando fazer é mostrar uma metodologia para se trabalhar. Conceitos de jogo, para que possamos falar a mesma língua independentemente da categoria. Cada técnico pode colocar suas situações específicas, o que ele acredita, mas estamos tentando deixar uma conduta de jogo que a gente consiga tramitar jogadores e técnicos entre as categorias. É importante para ter uma evolução de uma categoria para outra – disse José Neto.

Sobre as americanas, rivais da estreia do Pré-Olímpico, José Neto espera uma pedreira.

– Os Estados Unidos são os atuais tricampeões mundiais, dispensam comentários. Vão com a melhor seleção que eles têm. Com todas as jogadoras fortes, da WNBA, que jogaram a final e não puderam jogar a AmeriCup. Foram convocadas. A expectativa é que possam ir. Entenderam bem que nesse processo para a Olimpíada, é pouco tempo de treinamento. Estão aproveitando o período para reunir as jogadoras e trabalhar. Sabemos que a seleção americana é forte, não só candidata ao título de qualquer competição.

As 15 convocadas por José Neto se apresentam no próximo dia 1º de novembro, no Rio de Janeiro. E treinam no país em preparação para o torneio. Nos próximos dias, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar os horários e local de treinos para a mídia interessada na cobertura.

PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS (Horários a confirmar)

14 de novembro

– Brasil x EUA

– Argentina x Colômbia

15 de novembro

Folga

16 de novembro

– Brasil x Colômbia

– Argentina x EUA

17 de novembro

– EUA x Colômbia

– Brasil x Argentina

CONVOCADAS

Armadora

Alana Gonçalo da Silva (Santo André/Apaba)

Débora Fernandes da Costa (SESI Araraquara)

Lays da Silva (Vera Cruz Campinas)

Ala/Armador

Isabela Ramona Lyra Macedo (Uninassau)

Patrícia Teixeira Ribeiro (Vera Cruz Campinas)

Tainá Mayara da Paixão (Sampaio Basquete)

Ala

Raphaella Monteiro da Silva (Ituano)

Tatiane Pacheco Nascimento (Ituano)

Ala/pivô

Clarissa Cristina dos Santos (Lyon Asvel-FRA)

Damiris Dantas do Amaral (Busan BNK Sum-KOR)

Mariana Moura Queiroz Dias (Vera Cruz Campinas)

Stephanie Carmen Soares (The Master’s University-EUA)

Vitória Maria Domingos Marcelino (Sampaio Basquete)

Pivô

Erika Cristina de Souza (San Sebastián-ESP)

Jennifer Nonato Calixto (Pró-Esporte Sorocaba)

Juliana Souza Maria (Vera Cruz Campinas)

Maria Carolina Ferreira de Oliveira (Pró-Esporte Sorocaba)

Mais em Basquete