Siga o OTD

Basquete

No NBB, Georginho comanda vitória do SP sobre o São José

Pela primeira vez no NBB, Georginho de Paula emenda dois triplos-duplos seguidos e comanda vitória do São Paulo.

Georginho, do São Paulo, no basquete da NBB
Igor Amorim / saopaulofc.net

Nesta sexta-feira, a equipe do São Paulo recebeu o São José no Ginásio Antonio Leme Nunes Galvão, no Morumbi, em busca do segundo triunfo consecutivo no NBB. Impulsionado pelo triplo-duplo de Georginho de Paula, o Tricolor ganhou de 73 a 67 e somou a segunda vitória seguida na competição. O armador é o primeiro atleta a fazer dois triplos duplos seguidos na competição.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

Georginho de Paula anotou 10 pontos, pegou 11 rebotes e deu 11 assistências na vitória do São Paulo. Só que ele não foi o único a brilhar. Shamell e Léo Meindl contribuíram com mais 16 pontos cada e Renan ainda adicionou 12 pontos.

Pelo lado do São José, Mariani fez 24 pontos e foi o cestinha do jogo. Só que nenhum outro jogador do time anotou mais de 9 pontos, e a equipe não conseguiu reagir no quarto período.

Sendo assim, o São Paulo segue com 100% na competição, duas vitórias em duas partidas. Já o São José ainda não venceu nenhuma nas duas vezes que entrou em quadra pelo NBB 2019/2020.

O jogo

A partida começou com o Tricolor apostando nas jogadas de infiltração principalmente com Shamell (que marcou seis pontos no primeiro quarto) e Georginho e Léo Meindl. São José, por sua vez, fez uma marcação agressiva e conseguiu dificultar as ações ofensivas da equipe de Cláudio Mortari, que teve quatro erros contra nenhum do adversário. Dessa forma, a primeira parcial terminou equilibrada, com um ponto de vantagem para os donos da casa (16 a 15).

O cenário se manteve semelhante no segundo quarto. Mesmo quando conseguiu encaixar dois ataques seguidos da linha dos três e abriu oito pontos à frente, o São Paulo seguiu com dificuldades e viu o rival gradualmente reduzir a diferença, principalmente após acertar a marcação por zona. Com aproveitamento baixo nos disparos de quadra (39% para os donos da casa e 30% para o adversário), São José acabou levando vantagem nos detalhes: apanhou 14 rebotes (cinco ofensivos) e teve três erros no período, contra nove rebotes (apenas um ofensivo) e quatro erros do Tricolor, fatores que foram decisivos para o time de São José dos Campos ir para o vestiário com um ponto de vantagem (35 a 34).

A volta do intervalo apresentou poucas modificações. São José mais uma vez sofria no aproveitamento dos arremessos de quadra (31% no período), mas o Tricolor continuou desperdiçando muitas bolas e não conseguia encaixar uma sequência de ataques que fizesse o time deslanchar. Nos últimos dois minutos, porém, o time enfim conseguiu se ajustar e golpeou o rival para abrir seis pontos de vantagem.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A curta distância não foi suficiente para definir o resultado final da partida. No último período, foi o São Paulo que viu seu aproveitamento nos arremessos de quadra despencar e quase custar a vitória. Mas a equipe manteve o sangue frio nos momentos mais agudos e coroou a vitória com uma enterrada de Murilo após rebote ofensivo. O lance, a poucos segundos do fim, incendiou a torcida e acabou com qualquer possibilidade de reação do rival.

Basquete Cearense

Na segunda rodada do NBB, o Basquete Cearense enfrentou a equipe paranaense do Pato Basquete, em Fortaleza, e conquistou a vitória por 78 a 58.

Logo no primeiro quarto, a equipe do Ceará já fez 22 a 10 e não perdeu mais. O pivô Alex foi o cestinha com 21 pontos marcados. Essa foi a primeira vitória do Basquete Cearense no NBB, enquanto o Pato segue sem saber o que é vencer na competição.

Mais em Basquete