Siga o OTD

Basquete

Com 16 times, NBB promete ser o melhor da história da competição

Ao todo, seis estados, além do Distrito Federal, estarão devidamente representados entre as equipes da elite do basquete brasileiro

NBB/Divulgação/arquivo

A tempodada do NBB 2019/2020 está para começar e, com a aproximação fica a expectativa de que será a maior competição do basquete nacional. Confira alguns pontos que deixam a expectativa de que o campeonato deste ano não será esquecida táo cedo.

Primeiro, o NBB 2019/2020 cresceu e agora contará com 16 equipes na disputa do troféu mais cobiçado do basquete nacional. O número representa um aumento de dois em comparação à temporada passada. Saíram Vasco da Gama e Joinville e entraram Pato Basquete, São Paulo FC, Renata/Rio Claro e Basquete Unifacisa. Dentre os quatro, apenas o Rio Claro já disputou a elite do basquete nacional.

Ao todo, seis estados, além do Distrito Federal, estarão devidamente representados na elite do basquete brasileiro. Entre os 16 times, dois representarão o Nordeste com a permanência do Basquete Cearense e a chegada da Unifacisa.

Experiência internacional no NBB

Nesta edição do NBB seis times disputarão, além da elite do basquete nacional, competições internacionais (Sul-Americana e Champions).

Os três primeiros colocados da última edição da competição (Flamengo, Sesi Franca Basquete e Mogi das Cruzes) disputarão a Basketball Champions League, competição que substituirá a Liga das Américas. Já os outros três, do quarto ao sexto colocado (Botafogo, Corinthians e Pinheiros), disputarão a Liga Sul-Americana.

Com a estreia marcada na competição internacional já nesta terça-feira, o Corinthians voltará a uma competição internacional após 22 anos. “Para nós, jogadores, é muito bom. É um intercâmbio com outras equipes, outras maneiras de jogar, com mais contato, além de ser um jogo mais lento, só que mais inteligente. Será muito bom para gente e especialmente para o clube. Já fazia 22 anos que o Corinthians não participava de campeonatos internacionais e isso vai ser muito bom para o restante da temporada”, disse Ricardo Fischer, do Corinthians.

Outras quatro equipes também já vivenciaram essa experiência, mas ainda na pré-temporada, pelo Torneio Interligas; são eles: Sendi/Bauru Basket, Basquete Cearense, Pato Basquete e Universo/Brasília

Times de camisa

Outra novidade no NBB é o aumento dos times de camisa na competição. Nesta edição teremos Corinthians, Flamengo, Botafogo (presentes na última edição do campeonato) e São Paulo, estreante na competição.

Com um poder de alcance relevante, devido as suas grandes torcidas, as equipes contribuem de forma ativa para a massificação do basquete em meios antes não tão acessíveis.

Para Gustavo De Conti, treinador do Flamengo, isso impacta muito. “É muito legal. É a maior torcida do Brasil e isso impacta. É muito importante a presença dos times de futebol também na competição, especialmente no Flamengo, que é um dos clubes fundadores da competição, hoje tradicionalíssima no Brasil”, afirmou.

100% das transmissões

Nesta temporada, com a manutenção do modelo multiplataforma, a Liga Nacional de Basquete realizou um sonho antigo e conseguiu o tão sonhado 100% dos jogos transmitidos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete