Siga o OTD

Basquete

Brasil vence Uruguai em preparação para a Copa do Mundo

Giovanni Kleinübing/CBB

O Brasil derrotou o Uruguai por 110 a 53 no primeiro amistoso entre as seleções, utilizado pela seleção brasileira como preparação para a Copa do Mundo da China. O duelo desta quinta-feira (8) aconteceu na cidade de Anápolis (GO). Os dois países voltam a se enfrentar neste sábado, às 20h, na Arena Guilherme Paraense, em Belém.

O JOGO

Com apenas Alex Garcia entre os experientes no quinteto titular, o Brasil começou sufocando o Uruguai com uma defesa agressiva e um excelente aproveitamento ofensivo. Joaquín Rodriguez até anotou os dois primeiros pontos do jogo, mas a Seleção engatou a primeira e fez 18 pontos seguidos. Destaque para os novatos Bruno Caboclo e Didi, responsáveis por 12 deles. Os uruguaios só voltaram a pontuar a 3’55 do fim do primeiro período com Nicolás Borcellino. Santiago aproveitou o embalo e anotou mais três, mas Rafa Luz deu o troco na mesma moeda. Quando o time sentiu o cansaço, Petrovic trocou. Primeiro entrou Yago, depois foi a vez de Marquinhos e Vitor Benite. Leandrinho e Augusto Lima foram os últimos. Com essa formação, a Seleção encerrou os 10 minutos iniciais vencendo por 25 a 14.

Benite abriu o segundo período com uma bola de três. Joaquín Rodriguez repetiu a dose no ataque seguinte e não permitiu que a vantagem aumentasse. Mas Benite estava com a mão quente e fez mais uma. Se na frente as jogadas saiam naturalmente, atrás Marquinhos levantou o ginásio com um toco sensacional e proporcionando um contra-ataque que terminou com dois pontos de Leandrinho. A vantagem já era de 21 pontos quando Petrovic colocou Rafael Hettsheimeir no lugar de Marquinhos. Enquanto o Uruguai errava um ataque atrás do outro, Leandrinho e Hettsheimeir mantinham a pontaria do Brasil afiada nas bolas de três. Com mais um chute certo de cada, a diferença pulou para 27. Os uruguaios bem que tentaram diminuir o prejuízo, mas esbarraram na forte defesa brasileira e foram para o intervalo perdendo por 53 a 25.

O Uruguai voltou errando menos no segundo tempo e até conseguiu equilibrar o jogo nos primeiros cinco minutos. Mas depois que Caboclo anotou mais uma bola de três e Petrovic trocou por atacado, colocando Yago, Hettsheimeir e Augusto Lima de uma vez, o Brasil acertou a defesa e aumentou a diferença para 35. Nos minutos finais do período, o Uruguai aproveitou um certo relaxamento da Seleção e diminuiu o prejuízo para 31.

Com Leandrinho no lugar de Didi, a Seleção não deu trégua para os rivais sul-americanos nos 10 minutos finais. Mesmo com a vitória assegurada, o Brasil apertou a marcação, parou de errar no ataque e rapidamente abriu 40 pontos de vantagem. Liderado por Vitor Benite e Leandrinho, maiores pontuadores do confronto com 19 e 20 pontos, respectivamente, o Brasil não diminuiu o ritmo, empolgou o torcedor e começou a caminhada rumo à China com uma convincente vitória por 100 a 53.

Mais em Basquete