Siga o OTD

Basquete

Vera Cruz vira semi e revê Sampaio no caminho do bi da LBF

O Vera Cruz Campinas garantiu a vaga em mais uma decisão ao vencer a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho por 73 a 67

Vera Ceuz e Uninassau pela LBF
(Álvaro Jr)

A final da LBF 2019 está definida. O Vera Cruz Campinas garantiu a vaga em mais uma decisão ao vencer a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho neste sábado (20) por 73 a 67, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). Pelo segundo ano seguido, o troféu da temporada será disputado entre a equipe paulista e o Sampaio Basquete, que havia se classificado na última segunda (15). Em 2018, deu Vera Cruz.

Duas jogadoras em especial foram fundamentais para a classificação campineira. A argentina Melisa Gretter foi a cestinha da partida com 25 pontos e a ala Patty adicionou outros 21 pontos, com 6 bolas do perímetro – recorde destes playoffs. Do lado recifense, Brittany Starling fez 22 pontos com 84,6% de aproveitamento, converteu 10 lances livres (outro recorde desta pós-temporada), pegou 5 rebotes e teve 28 de eficiência para ser a MVP do jogo pelo critério.

Principal destaque da Uninassau/Cabo de Santo Agostinho nos Playoffs, Érika foi anulada pela marcação do Vera Cruz Campinas, terminando com apenas 4 pontos em 26 minutos. Ramona e Casanova tiveram 9 pontos cada.

Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete disputarão a série final em melhor de cinco jogos. As partidas acontecerão após o PAN de Lima, na segunda quinzena de agosto, em datas a serem divulgadas pela Liga de Basquete Feminino.

O jogo – O Vera Cruz Campinas contou com o retorno de Ariadna, fora do jogo 2 por uma entorse no tornozelo, mas sofreu com a baixa de Nadia, destaque na quinta que sofreu uma lesão na coxa. Do outro lado, Roberto Dornelas fez uma alteração no time titular, colocando Thaissa no lugar de Chirinda.

O primeiro quarto começou equilibrado e teve ligeira vantagem do time da casa. A Nassau se recuperou com uma segunda parcial de alto aproveitamento (69,7%) e ficou a apenas um ponto do empate no intervalo (36×35).

No terceiro quarto, o Vera Cruz Campinas teve problemas com faltas de suas pivôs e precisou colocar Nadia no sacrifício. Starling comandava a Nassau, que passou à frente ao fim de três quartos (52×53).

A partida seguiu equilibrada até os últimos cinco minutos, quando o poder decisivo de Patty fez a diferença: perfeita da linha dos três, a ala marcou 11 pontos e fez o time da casa desgarrar para garantir a vitória e a vaga em mais uma final.

“Muito feliz de estar novamente na final. Sabíamos que seria um jogo muito físico, Uninassau tem um time forte, mas nós soubemos como jogar, melhoramos nossa defesa e a vitória é nossa”, disse Meli Gretter, também decisiva em mais uma partida de eliminação.

“Parabenizo as duas equipes. As jogadoras se doaram, foi um grande jogo. Eu dizia no vestiário que a nossa equipe não é a de maior investimento financeiro, mas de maior coração. Essas meninas vêm tendo problemas e elas são realmente umas leoas, passando por cima deles. Foi um prêmio pra elas”, comemorou Antonio Carlos Vendramini.

Pelo terceiro ano seguido, a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho termina entre as quatro melhores equipes da LBF. Nicolle Chirinda esteve em todas elas.

“O jogo foi muito intenso, decidido nos detalhes. Fico triste por não conseguir a classificação, mas o esporte é assim, um time ganha e um time perde. Infelizmente não conseguimos a vitória hoje, mas nós fizemos um bom campeonato. Sofremos muito no início, mas conseguimos uma grande recuperação, chegando até aqui hoje. Queria parabenizar todas as minhas companheiras de time por isso”, comentou a ala.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete