Siga o OTD

Basquete

Liga de desenvolvimento terá treze equipes e começa dia 24

A nona edição do Campeonato Brasileiro de Interclubes terá a primeira etapa em duas sedes simultâneas: Curitiba e Rio de Janeiro

Bruno Caboclo na Liga de Desenvolvimento de Basquete
Bruno Caboclo se destacou na edição de 2013 da LDB (João Pires/LNB)

A nona edição do Campeonato Brasileiro de Interclubes, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), está chegando. Com 13 equipes na disputa, a competição nacional Sub-20 terá sua primeira etapa no dia 24 de julho, em duas sedes simultâneas: Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Os clubes participantes serão: ADRM/Maringá (PR), Basquete Cearense (CE), Corinthians (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Curitiba Basquetebol/CMP/ABSB (PR), Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Praia Clube (MG), União Corinthians (RS), São José Basketball (SP) e Sesi Franca Basquete (SP).

+ Confira 10 prospectos que disputarão a LDB 2019

As partidas que abrirão cada sede da primeira etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete serão Pinheiros e Basquete Cearense, às 9 horas, no Tijuca Tênis Clube. E o clássico entre Paulistano/Corpore e Sesi Franca Basquete, às 14 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). A tabela de jogos completa será divulgada em breve.

Pinheiros Liga de Desenvolvimento de Basquete

Pinheiros foi campeão no ano passado (João Pires/LNB)

Liga de Desenvolvimento de Basquete

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

A fase de classificação será dividida em duas etapas e levará os oito primeiros colocados à fase final. Na primeira etapa serão duas chaves. Grupo A no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba, e Grupo B no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio. Os times se enfrentarão dentro de seus grupos, todos contra todos, uma vez.

No Grupo A estarão o anfitrião Curitiba Basquetebol, Coritiba Monster, Minas Tênis Clube, Paulistano, Sesi Franca, Corinthians e Praia Clube. Enquanto isso, no B estarão o dono da casa Flamengo, Maringá, Basquete Cearense, União Corinthians, Pinheiros e São José.

Já na segunda etapa, que acontecerá em São Paulo entre 27 de agosto e 3 de setembro, as equipes do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B. Os jogos serão no Ginásio Antonio Prado Jr, do Paulistano, e Continental Parque Clube, em Osasco. Ao término dessa etapa, os oito de melhor campanha vão à fase final.

Fase final da LDB

A fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete também será realizada no Ginásio do Paulistano, em São Paulo. Entre os dias 24 e 29 de setembro. Os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro. Grupo C com 1º, 4º, 5º e 8º colocados, e Grupo D com 2º, 3º, 6º e 7º.

Os dois primeiros colocados de cada lado avançarão ao Final Four. Serão confrontos entre 1º C x 2º D e 1º D x 2º C. Os vencedores farão a grande decisão da Liga de Desenvolvimento de Basquete em 29 de setembro. Quem for campeão terá o direito e disputar a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020.

Os times que terminarem em 3º e 4º de seus grupos da fase final farão a disputa de 5º a 8º. A forma é 3º C x 4º D e 3º D x 4º C. Para maiores informações, acesse o Regulamento completo da LDB 2019.

Taça Interligas de Desenvolvimento

O campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2019 terá o direito de disputa a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020. Será contra o campeão da LDD (Liga de Desarollo), liga de desenvolvimento da Argentina. O torneio foi criado em 2018 e visa dar bagagem internacional aos jovens atletas.

Em 2018, o Paulistano, campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017, disputou a Taça Interligas de Desenvolvimento contra o Quimsa, campeão da LDD daquele ano. No seu ginásio, o Paulistano venceu em jogo único, por 74 a 65, e sagrou-se campeão.

Já para a edição 2019, que acontecerá em Mar del Plata, na Argentina, casa do Peñarol. O time foi campeão da LDD 2018. O Paulistano, vice-campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2018, representa o Brasil. O campeão Pinheiros, que tinha o direito, optou por não disputar.

Paulistano Liga de Desenvolvimento de Basquete

Paulistano campeão da Taça Interligas de Desenvolvimento 2018 (João Pires/LNB)

Celeiro

Criada em 2011 em parceria com o Ministério do Esporte, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) revelou diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade ao longo de suas oito edições. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB já passaram pela LDB.

Didi, por exemplo, selecionado no draft da NBA neste ano, passou pela LDB. Bruno Caboclo, do Memphis Grizzlies, despontou nelaem 2013 pelo Pinheiros. Cristiano Felício, dos Bulls, foi campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014.

Muitos desses “frutos” figuram na seleção. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, o técnico Petrovic utilizou 11 com passagem pela LDB. Foram Yago, Didi, Lucas Dias, Ricardo Fischer, Lucas Mariano, Alexey, Arhtur Pecos, Jimmy, Antonio, Gui Bento.

Na Festa dos Melhores do Ano do NBB 2018/2019, sete dos 16 prêmios individuais foram para frutos da LDB. Didi (Maior Evolução e Destaque Jovem), Lucas Dias (Pivô do Ano), Alexey (Sexto Homem), Jimmy (Defensor do Ano), Gegê (Líder em Assistências) e Léo Figueiró (Técnico do Ano), que treinou o Rio Claro na LDB 2015.

Reprodução/Instagram

Didi, nos Pelicans (Reprodução/Instagram)

Os campeões e MVPs

2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete