Siga o OTD

Basquete

Confira 10 prospectos que disputarão a LDB 2019

Talento, potencial físico e versatilidade: veja 10 destaques da geração que disputará a LDB 2019

FotoJump/LNB)

O Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB 2019 – é conhecido por revelar grandes nomes do basquete nacional. Atletas do NBB, Seleção Brasileira e até da NBA despontaram na LDB e usaram a competição como trampolim para voos mais altos em suas carreiras.

Por isso, listamos aqui alguns nomes de jovens promessas da LDB 2019 para você saber quem podem ser os futuros craques do basquete nacional. Se liga aí:

#1 – Mãozinha (Pinheiros)

Nome: João Marcelo Cardoso Pereira
Idade: 18 anos
Altura: 2,00m
Posição: Ala/pivô

Mãozinha foi eleito o jogador mais eficiente da última edição da LDB (FotoJump/LNB)

O primeiro da lista não poderia ser outro: o ala/pivô Mãozinha. Tendo atuado já na última edição da competição com a camisa do ADRM/Maringá, o jogador de 2.00m ganhou destaque principalmente pela intensidade nos dois lados da quadra e o bom aproveitamento nos chutes para 2 pontos – aproveitamento de 62,1%.

O bom desempenho rendeu ao atleta médias para lá de expressivas e o posto de líder em eficiência da LDB 2018 –  17,7 pontos, 11,2 rebotes, 1,8 assistências e 24,3 de eficiência em 10 jogos.

O potencial de Mãozinha chamou a atenção e, após o término da temporada, o Pinheiros, campeão da LDB 2018, tratou de acertar a contratação do ala/pivô de 19 anos.

Agora com as cores da equipe paulista, Mãozinha virá para sua segunda LDB, desta vez sobre o comando do técnico David Pelosini, e terá a missão de ser um dos líderes da equipe do Jardim Europa na competição.

#2 – Danilo Sena (Pinheiros)

Nome: Danilo Araújo Sena dos Santos
Idade: 20 anos
Altura: 1,96m
Posição: Ala/armador

Repatriado após jogar a Liga Ouro 2019 pelo Cerrado, Danilo Sena chega como um dos grandes nomes do Pinheiros nessa LDB (FotoJump/LNB)

Experiente no assunto LDB, o ala Danilo Sena disputará pela última vez a competição. Atual campeão com o Pinheiros, o jogador retornou ao clube da capital paulista após boa passagem pelo Cerrado Basquete, na Liga Ouro 2019.

O desempenho do atleta na Liga Ouro foi animador: médias de 13,7 pontos, 3,9 rebotes e 11,7 de eficiência nos mais de 30 minutos em quadra por partida.

Eficiente no jogo próximo à cesta e com arremesso de longa distância preciso, Danilo Sena entrará na LDB novamente como um dos principais nomes do Pinheiros, que está em busca tricampeonato do maior campeonato de base do país.

#3 – Gui Carvalho (Minas Tênis Clube)

Nome: Guilherme Carvalho dos Santos
Idade: 17 anos
Altura: 1,97m
Posição: Ala/armador

Agora vamos falar da principal jovem promessa do Minas Tênis Clube: o ala/armador Gui Carvalho

Com 17 anos recém completados, o jogador de 1,97m é esguio e tem um grande potencial físico, que certamente será ainda mais desenvolvido no decorrer dos anos. Capaz de pontuar das mais variadas formas, Gui também tem uma excelente leitura de jogo e aparece como um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro.

Sua estreia em LDB’s aconteceu na edição passada, e seu cartão de visitas foi dado com boas médias: 6,7 pontos, 5,7 rebotes, 2,5 assistências, 10,5 de eficiência e 23,0 minutos de quadra – com apenas 16 anos.

Assim como outros dessa lista, Gui Carvalho já integra o elenco adulto de seu clube. Ele entrou em quadra em três partidas do Minas no NBB 2018/2019 – contra Joinville, Vasco e Sesi Franca. Não fez nenhum ponto, mas já sentiu o gostinho do que é estar entre os profissionais.

Além disso, Gui Carvalho foi um dos representantes brasileiros no Basketball Without Borders, camp realizado pela FIBA e pela NBA que reuniu 64 prospectos da América Latina para sessões de treinamentos na cidade de Medellín (COL), e também do  FIBA Americas Youth Elite Campm, que aconteceu em Campinas no final de 2018.

#4 – Márcio (Sesi Franca Basquete)

Nome: Márcio Henrique da Costa Santos
Idade: 16 anos
Altura: 2,02m
Posição: Ala/pivô

Mais experiente, Márcio deverá ser um dos líderes da equipe da Capital do Basquete (FotoJump/LNB)

No Franca, o nome para ficar de olho é o ala/pivô Márcio, de 16 anos. Com 2.02m, o jovem jogador se destaca principalmente pelo jogo interno, com chutes de curta distância e infiltrações para bandejas, e a intensidade nos dois lados da quadra.

Na última edição da LDB, também com as cores da equipe da Capital do Basquete, o jovem jogador apareceu bem e anotou sólidas médias 10,5 pontos, 5,5 rebotes e 11,3 de eficiência.

Tratado como uma grande promessa, Márcio, mesmo com a pouca idade, já trabalha com o elenco profissional da equipe francana e, no decorrer da última temporada do NBB, ganhou alguns minutos em quadra.

Sua maior participação foi no duelo entre Franca e Joinville, em que ele encerrou o duelo com 12 pontos, sete rebotes e 12 de eficiência em 21 minutos em quadra.

Assim como Gui Carvalho, do Minas, Márcio também participou recentemente no Basketball Without Borders, camp realizado pela FIBA e NBA que reuniu 64 jovens atletas na cidade de Medellín (COL).

#5 – Beto Fagundes (Paulistano/Corpore)

Nome: Roberto da Rocha Fagundes Filho
Idade: 19 anos
Altura: 1,89m
Posição: Armador

Beto é um dos grandes nomes do CAP para a LDB 2019 (Fotojump/LNB)

O jovem armador Beto Fagundes, de 19 anos, será, novamente, um dos grandes líderes do Paulistano na edição 2019 da LDB.

A caminho de sua terceira participação em LDB’s, o armador do CAP se destaca principalmente pela alta intensidade dos dois lados da quadra. Sua velocidade impressiona e dita o ritmo de seu jogo, que tem armas como o arremesso longo e a própria leitura sendo aprimoradas a cada ano que passa.

Na última edição da LDB, Beto foi uma das peças essenciais na campanha do vice-campeonato do Paulistano: 10,5 pontos, 4,3 rebotes, 4,9 assistências e 12,6 de eficiência.

Além dos bons números na maior competição de base do basquete nacional, Beto também tem tido algumas oportunidades no elenco principal do CAP na última temporada do NBB. A tendência é que na próxima temporada, o jogador seja acionado mais vezes por Régis Marrelli no elenco principal.

#6 – Dikembe (Paulistano/Corpore)

Nome: Dikembe da Silva André
Idade: 20 anos
Altura: 2,06m
Posição: Pivô

Forte e dominante no garrafão, Dikembe é outro grande nome do CAP para essa LDB (FotoJump/LNB)

Um dos principais nomes do Paulistano nas últimas edições da LDB, o pivô Dikembe, de 19 anos, chega esse ano para a sua terceira participação na competição. Com 2,06m de altura, o garoto se destaca pela eficiência nos dois lados da quadra, que é resultado da imposição física frente aos seus adversários.

Na edição 2018 da LDB, Dikembe anotou as expressivas médias de 14,8 pontos, 9,7 rebotes, 1,6 assistências e 17,1 de eficiência e, mesmo com o vice-campeonato do CAP, encerrou o campeonato como um dos principais jogadores da liga. Já na edição anterior, foi campeão e MVP do campeonato.

O jogador esteve presente no Desafio Interligas – Novas Estrelas Sub-23 entre as promessas do NBB e da Liga Argentina, durante o fim de semana do Jogo das Estrelas 2019. Com atuação de 18 pontos, seis rebotes e 23 de eficiência, Dikembe foi eleito o MVP da partida, na vitória da equipe brasileira por 91 a 78.

Agora, o jovem pivô tem a missão de guiar o CAP em mais uma LDB, competição que teve o Paulistano como finalista nos dois últimos anos – campeão em 2017 e vice em 2018. Será que vem mais um?

#7 – Daniel Haydin (Corinthians)

Nome: Daniel Von Haydin
Idade: 19 anos
Altura: 1,90m
Posição: Ala

O próximo da lista já é um pouco experiente e defenderá as cores do Corinthians: o ala Daniel Von Haydin.

Com apenas 19 anos, o jogador tem como marca registrada o bom arremesso de fora. Em outras palavras, é um chutador nato. Revelado pelo rival Palmeiras, ele se sobressaiu na última edição da LDB e registrou médias de 12,7 pontos, 4,2 rebotes, 3,1 assistências e 13,3 de eficiência.

Com as boas atuações nas competições de base pelo Palmeiras, Daniel foi contratado pelo Universo/Brasília para disputar a edição passada do NBB. Agora, ele se juntou ao Timão com a responsabilidade de ser um dos líderes da “ala jovem” da equipe alvinegra.

#8 – Pedro Nunes (Flamengo)

Nome: Pedro Barros Nunes
Idade: 18 anos
Altura: 2,01m
Posição: Armador

Uma das maiores promessas brasileiras da geração 2000, Pedro Nunes é capixaba e deixou o Brasil muito cedo para ir jogar na Espanha. Depois de quatro anos no Joventut Badalona, o armador de 2,01m se transferiu para a IMG Academy (Estados Unidos), escola preparatória de grande renome nos Estados Unidos. Agora, acertou seu retorno ao Brasil para defender o Flamengo.

Muito versátil, Pedro consegue atuar em mais de uma posição devido à sua altura e domínio nos fundamentos do basquete. Mesmo sendo armador de origem, o jogador consegue fazer de tudo em quadra, desde infiltrações no garrafão, até arremessos de fora e passes diferenciados.

Anunciado pelo Flamengo nesta semana, Pedro disputará sua primeira LDB na carreira e também integrará o elenco profissional do rubro-negro carioca na temporada 2019/2020. Vale fica de olho nele, que sem dúvidas é um dos principais prospectos do basquete brasileiro.

#9 – Sérgio Conceição (São José Basketball)

Nome: Sérgio Sillas Lucas da Conceição
Idade: 19 anos
Altura: 2,08m
Posição: Pivô

Sérgio Conceição é o grande nome do São José para essa LDB (Fotojump/LNB)

Prestes a disputar a LDB pela segunda vez, o pivô Sérgio Conceição, do São José Basketball, entrará na competição mais visado pelos seus adversários.

Na última edição, o pivô joseense conseguiu boas médias de 9,3 pontos, 7,1 rebotes e 10,8 de eficiência em quase 19 minutos de quadra por partida.

O bom desempenho na base ainda rendeu algumas convocações para partidas do NBB, com direito a quatro jogos disputados na principal competição do basquete brasileiro.

Muito forte fisicamente, o jogador de 2,08m vem se sobressaindo no Campeonato Paulista Sub-19 e, agora, terá a missão de liderar a equipe do Vale do Paraíba em mais uma LDB.

#10 – Gabriel Campos (Pinheiros)

Nome: Gabriel Campos
Idade: 18 anos
Altura: 1,78m
Posição: Armador

Mais em Basquete