Siga o OTD

Basquete

Com brasileiros, NBA anuncia convocados para o Mundial Júnior

Vinte jovens jogadores de quatro países foram selecionados para a segunda edição da competição, que acontece entre 6 e 11 de agosto, nos Estados Unidos

Wander Roberto – Inovafoto

A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta segunda-feira (24) os nomes dos vinte convocados para representar as seleções da América Latina na segunda edição do Campeonato Mundial Júnior da NBA, competição de basquete infanto-juvenil que vai reunir atletas de 13 e 14 anos de equipes de várias regiões do mundo. O Brasil contará com dez representantes, divididos igualmente em cada naipe. O campeonato será disputado entre os dias 6 e 11 de agosto, no completo ESPN World Wide of Sports em Walt Disney World, próximo a Orlando (Flórida/Estados Unidos).

Entre os brasileiros, uma cara conhecida: Lucas Prolla é o único que esteve na seleção que representou a América do Sul em 2018. No comando da equipe masculina estarão Flávio Soares, o ‘Espiga’, que dirigiu o Minas Tênis Clube no NBB 11, e Rodrigo Prado, campeão da Jr. NBA League 2019 com o Saint Paul’s School (representando San Antonio Spurs), e que foi assistente-técnico em 2018. Laura Cors (Argentina) e Alvaro Martinez (Uruguai) serão os treinadores do time feminino.

Os 20 jovens atletas de quatro países foram convocados depois de participarem de um camp de três dias em maio, no Clube Alto de Pinheiros, em São Paulo (SP). Ao todo, estiveram presentes 36 meninos e meninas, participantes do programa NBA Júnior em países da América do Sul e Caribe. Além de palestras e treinos, os jovens tiveram a oportunidade de treinar e trocar experiências com o brasileiro Lucas ‘Bebê’ Nogueira, ex-pivô do Toronto Raptors (Canadá/NBA).

Seleção América Latina – Masculina
Santiago Candia (Argentina)
Tiziano Prome (Argentina)
Tiago Drocezesky (Argentina)
Henrique da Silva (BRASIL)
Lucas Prolla (BRASIL)
Cauã de Souza (BRASIL)
Murilo Gonzaga (BRASIL)
Gustavo Guimarães (BRASIL)
Argelis Lugo (Porto Rico)
Guzmán Delgado (Uruguai)

Seleção América Latina – Feminina
Clara Montañana (Argentina)
Dagmar Hentschel (Argentina)
Juana Amaya (Argentina)
Letycia Vasconcelos (BRASIL)
Marcella Freitas (BRASIL)
Giovanna da Silva (BRASIL)
Ana da Silva (BRASIL)
Ana Carolina Lopes (BRASIL)
Paloma Rosado (Porto Rico)
Evangelina Amaro (Uruguai)

O Campeonato Mundial terá duas chaves: uma apenas com equipes dos Estados Unidos e outra com as seleções estrangeiras – haverá uma fase de grupos e, depois, aqueles que avançarem com melhores campanhas, vão se enfrentar em sistema de eliminação simples. Os vencedores das chaves (EUA e Mundo, masculina e feminina) se encaram pelo título em 11 de agosto.

Durante toda a semana do evento, atletas dos 32 times participarão de atividades para reforçar os valores da plataforma Júnior NBA. Além disso, será também uma oportunidade de desenvolvimento e vivência de experiências fora de quadra, incluindo seminários sobre valores pessoais, visitas a parques temáticos da Disney e ações comunitárias.

*As listas de convocados podem sofrer alterações

Mais em Basquete