Siga o OTD

Basquete

Caboclo será um dos técnicos no Basquete sem Fronteiras

Além dele, nove brasileiros, sendo cinco meninos e quatro meninas, estão entre os participantes confirmados como atletas

Bruno Caboclo do Memphis Grizzlies na NBA
Divulgação

A NBA, a FIBA e a Federação Colombiana de Basketball anunciaram, nesta quarta-feira (19/06), os nomes dos 64 meninos e meninas de 18 países e territórios que viajarão até Medellín (COL) para a 10ª edição do Basquete Sem Fronteiras (Basketball Without Borders – BWB Americas). O camp será realizado entre os dias 24 e 27 deste mês, no The Ivan de Bedout Coliseo, marcando a primeira ação combinada entre NBA e FIBA para o desenvolvimento global de basquete e iniciativas comunitárias do programa no país.

Bruno Caboclo, ala brasileiro do Memphis Grizzlies, da NBA, será um dos técnicos – ele já havia sido um dos treinadores no BWB Toronto All-Star 2016 e inclusive participou do BWB Américas em 2013 como atleta. Além dele, nove brasileiros, sendo cinco meninos e quatro meninas, estão entre os participantes confirmados.

As meninas relacionadas são Adrielly Francisco de Oliveira, Beatriz Biscoula Aneas, Ana Luiza da Silva Paulino e Laís Couto. Já os garotos selecionados são Augusto Cruz de Oliveira Cássia,
Márcio Henrique da Costa Santos, Guilherme Carvalho dos Santos, Daniel Ifedi Ferreira Onwenu e Bruno Henrique Pedro Cardoso.

O BWB Americas 2019 vai reunir os melhores meninos e meninas sub-17 de América Latina e Caribe para aprender com jogadores da atualidade e ex-atletas da NBA e da FIBA, além de técnicos, em treinamentos e competições durante o período.

Junto de Caboclo, estão entre os treinadores os atletas Jamal Murray (Denver Nuggets/Canadá), o ex-jogador da NBA Carlos Arroyo (Porto Rico), a ex-jogadora da WNBA Ruth Riley (EUA) e o jogador colombiano Juan Palacios (Élan Chalon). Zach Guthrie (Utah Jazz), Royal Ivey (New York Knicks) e Dutch Gaitley (Charlotte Hornets), assistentes-técnicos da NBA, e Dawn Smyth (Canadá Basquete) também servirão como treinadores.

Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Treinadores de Basquete) e Gersson Rosas (presidente de Operações de Basquete do Minnesota Timberwolves / Colômbia) serão os Diretores, e Ernest Eugene (Orlando Magic) será o preparador-físico do BWB Americas.

Jogadores e técnicos vão comandar uma série de atividades dentro e fora das quadras, incluindo treinamentos específicos para o aprimoramento de movimentos, desenvolvimento de habilidades, arremessos e competições como 5 contra 5, além de seminários diários focados em conceitos de vida como saúde, liderança e comunicação. Um menino e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ do BWB Americas ao final do camp.

O BWB Americas inclui ainda uma clínica jr. nba para crianças em parceria com projetos sociais locais, destacando o poder do esporte na promoção cultural ao mesmo tempo em que são ensinados valores de vida saudável e ativa, trabalho em equipe, integridade e respeito. Além disso, o experiente Eddie F. Rush, que por muitos anos foi árbitro da NBA, vai ministrar palestras e treinamentos para árbitros FIBA locais, assim como os técnicos NBA e FIBA vão promover uma clínica de treinadores para profissionais colombianos.

NBA e FIBA já organizaram 58 camps do BWB em 37 cidades de 29 países em seis continentes. O ‘Basquete Sem Fronteiras’ já recebeu mais de 3.400 participantes de 129 países e territórios. Mais de 290 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de mais de 230 profissionais da NBA das 30 equipes, apoiando o BWB ao redor do mundo. Até hoje, mais de 60 campistas do BWB foram draftados pela NBA ou assinaram como agentes livres.

Confira a lista dos atletas do Basquete Sem Fronteiras Américas 2019:

Feminino

Martina Torres (Argentina)
Magali Vilches (Argentina)
Oriana Bangert (Argentina)
Adrielly Francisco de Oliveira (BRASIL)
Beatriz Biscoula Aneas (BRASIL)
Ana Luiza da Silva Paulino (BRASIL)
Laís Couto (BRASIL)
Jessica Clarke (Canadá)
Kiandra Browne (Canadá)
Laura Perez Parra (Chile)
Gabriela Chivata (Colômbia)
Julieth Rivera (Colômbia)
Carolina Rojos (Colômbia)
Esparenza Morales (Colômbia)
Danieal Gonzalez Viveros (Colômbia)
Naylee Cortes Espitia (Colômbia)
Karol Yara (Colômbia)
Aschley Baez (República Dominicana)
Karla Michelle Benitez Espinosa (Equador)
Abril Reyes (México)
Mariana Valenzuela (México)
Florência Niski (Uruguai)
Camila Kirschembaum (Uruguai)
Emilia Larreborges (Uruguai)

Masculino

Jamine Charles (Antígua)
Javonte Valerie (Antígua)
Tomas Allende (Argentina)
Esteban Caffaro (Argentina)
Federico Copes (Argentina)
Lucas Di Muccio (Argentina)
Lucas Sigismonti (Argentina)
Deyton Albury (Bahamas)
Romad Dean (Bahamas)
Augusto Cruz de Oliveira Cássia (BRASIL)
Márcio Henrique da Costa Santos (BRASIL)
Guilherme Carvalho dos Santos (BRASIL)
Daniel Ifedi Ferreira Onwenu (BRASIL)
Bruno Henrique Pedro Cardoso (BRASIL)
Javonte Brown-Ferguson (Canadá)
Kordell Charles (Canadá)
Zach Edey (Canadá)
Bennedict Mathurin (Canadá)
Olivier-Maxence Prosper (Canadá)
Felipe Inyaco (Chile)
Andres Dominguez (Chile)
Felipe Garcia Estrada (Colômbia)
Miguel Lozada (Colômbia)
Benjamin Palacios (Colômbia)
Rayner Torres (Colômbia)
Rey Abad Martinez (República Dominicana)
Raymon Bastardo Jose (República Dominicana)
Jean Claudio Montero Berroa (República Dominicana)
Chedlet Delvat (Haiti)
Orlando Wallace (Jamaica)
Esteban Roacho (México)
Isael Alessandro Silva Fernandez (México)
Jorhiel Amaury Zapata Morales (Panamá)
Fabrício Ruiz (Paraguai)
Rafael Pinzon (Porto Rico)
Miguel Santos (Porto Rico)
Mateo Bianchi (Uruguai)
Agustin Ubal (Uruguai)
Keiver Marcano (Venezuela)
Jahmai Oba Jones (Ilhas Virgens)

Mais em Basquete