Siga o OTD

Basquete

“Vamos conquistar esse título”, afirma Didi

“Vamos conquistar esse título”, afirma Didi, jovem ala do Franca, que recebe sábado o Flamengo na finalíssima da NBB

Didi falou sobre a importância da torcida para Jogo 5 no Pedrocão, onde Franca não perde há 18 jogos (Fotojump/LNB)

São apenas 19 anos de idade e um currículo recheado. Título estadual, sul-americano e passagem pelas seleções de base e adulta. Grande joia do basquete brasileiro atual, o garoto Didi, do Franca Basquete, vive agora uma situação nova na carreira: jogar as Finais da NBB.

E como fica o psicológico de um jogador de 19 anos prestes a conquistar um título nacional? “É uma ansiedade boa. Franca não ia para uma final de campeonato nacional há sete anos, então a torcida está esperando muito por isso e nós também. Estamos fazendo história por Franca e com certeza vamos conquistar esse título”, disse o ala do Franca Basquete.

O jogo que definirá o campeão da NBB será neste sábado (8), no Ginásio Pedrocão, às 14h30, e o Olimpíada Todo Dia disponibiliza transmissão ao vivo da partida. A série melhor de cinco contra o Flamengo está empatada em 2 a 2, com as duas equipes fazendo valer o mando de quadra.

O último jogo será em Franca, a chamada “capital do basquete brasileiro”, onde o time da casa não perde há 18 jogos e sonha em vencer um nacional depois de vinte anos. O último foi o tricampeonato fechado com o título de 1999. Sendo assim, nunca venceu um após a criação da NBB, em 2008.

O Flamengo, por outro lado, é o time mais vencedor da NBB com seis títulos em sete finais disputadas, contando com a deste ano, a 11ª edição da competição.

No sábado, no Ginásio Maracanãzinho, Didi teve sua melhor atuação na série marcando 11 pontos, pegando três rebotes e dando ainda um toco.


“É minha primeira final de NBB e estou muito feliz por isso. Estou bem tranquilo quanto à responsabilidade. O Helinho (técnico) e todos os jogadores sempre me passam muita confiança. Agora estou muito confiante para esse Jogo 5 aqui em Franca”, contou Didi, que tem médias de 9,6 pontos e 2,9 rebotes na NBB.

Marcos Henrique Louzada da Silva, o Didi, já jogou três finais de campeonato com o elenco adulto do Franca Basquete – Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana e Copa Super 8 – conquistou os títulos do Estadual e do torneio internacional.

Na Sul-Americana, inclusive, Didi fez 21 pontos (5/8 nos 3 pontos) no Jogo 1 da decisão contra o Instituto de Córdoba (ARG), e liderou a vitória do Franca no Pedrocão lotado, por 92 a 90. Aos 19 anos, ele já sabe a diferença de um jogo de Finais para um outro qualquer.


“A diferença de um jogo de Finais para um de fase de classificação, por exemplo, é a intensidade. Isso é algo nítido e diferente dos jogos normais. Estamos sempre trabalhando para isso. No último jogo, infelizmente, não conseguimos ser intensos, mas agora vamos trabalhar para mudar isso no Jogo 5”, contou.

Sobre a força do Franca Basquete em casa, citou a energia das arquibancadas. Os ingressos para a grande decisão “evaporaram” após cerca de duas horas de venda. “A importância da torcida é muito grande. Sabemos que em Franca eles são nosso sexto jogador, estão sempre apoiando independente de vitória ou derrota. Vamos fazer de tudo para dar um show para eles e terminar essa final histórica da NBB com o caneco”, finalizou Didi.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete