Siga o OTD

Basquete

Flamengo bate Franca em casa e força o Jogo 5 na decisão do NBB

Flamengo domina Franca no Maracanãzinho e leva a decisão do NBB para a quinta partida

O fator casa fez a diferença mais uma vez na série final do NBB. Neste sábado, o Flamengo, jogando no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, fez no Franca e manteve suas chances de ser campeão da competição nacional.

QUE INÍCIO

Como não poderia ser diferente, o Flamengo começou com tudo. Muita intensidade e entrega. Balbi começou roubando uma bola e partindo para dentro do garrafão. O armador até se jogou em cima de uma placas de publicidade para salvar um rebote. Nessa pegada, o Flamengo abriu 10 a 2.

Franca errava tudo que tentava. Mas bastou ajustar a defesa, que o ataque reagiu metendo bola. Em dois minutos, o time paulista cortou a desvantagem para 10 a 9. Lucas Dias fez uma de 3 pontos e virou o placar.

Tudo virou, aliás. Franca não errava uma troca na defesa e forçava o Flamengo ao erro. Só que Marquinhos partiu para cima da marcação de Didi e emendou uma série se pontos. O Fla venceu o primeiro quarto por 19 a 16.

NOVA ESTOCADA

Com muito gás, o Flamengo voltou com tudo, disposto a abrir vantagem. Mas Marquinhos cometeu sua segunda falta e foi pro banco. Didi se aproveitou da ausência de seu marcador e manteve Franca colado no placar.

Cada rebote era uma briga intensa no garrafão. De perto da quadra, os sons dos corpos se colidindo era estrondoso. Hettsheimeir e Varejão brigavam por cada centímetro.

E os dois pivôs carregaram suas equipes no segundo quarto. Mas no fim das contas, os mandantes foram para o intervalo vencendo por seis pontos: 33 a 27.

BLITZ RUBRO-NEGRA

Oito pontos seguidos sem respostas. Assim, o Fla disparou no placar após o intervalo. Trocando passes, a equipe carioca fazia as cestas fáceis, bem embaixo do aro.

Olivinha e Varejão deitavam e rolavam no garrafão adversário. E a vantagem que começou com seis pontos, aumentou e passou para 12 pontos.

A SÉRIE CONTINUA

Com a torcida do Flamengo alucinada no Maracanãzinho, os mandantes administraram a vantagem no quarto período.

O Franca foi se frustrando a cada ponto tomado, sem conseguir reagir. O garrafão exposto era um convite para o Fla.

Com uma enterrada de Marquinhos, que levantou o público, o Flamengo definiu a vitória por 76 a 62 e manteve viva a chance de ser hexa do NBB. Além disso, o ala foi responsável por 25 pontos, sendo o grande destaque dos cariocas no quarto confronto decisivo. Varejão também teve participação importantíssima ao anotar 19 pontos e 9 rebotes.

Pelo lado francano, a equipe do interior paulista encontrou muitas dificuldades em quadra e fez uma partida muito irregular. Os erros ofensivos e defensivos comprometeram a atuação do time no Rio de Janeiro. Tanto que o armador Elinho terminou zerado na pontuação. David Jackson foi o maior pontuador de Franca com 14 pontos, mesmo apagado.

Gustavo de Conti, técnico de Flamengo, avaliou a vitória atuando nos seus domínios. “O nosso lado defensivo ganhou o jogo para gente. A pressão está do lado deles, mas a gente precisa se preocupar muito mais com o nosso jogo. Estávamos contra a parede e reagimos muito bem. A gente defendeu bem e não deu chance para o adversário, mas eu queria destacar o emocional da equipe “.

Derrotado, Helinho Garcia lamentou os erros no Maracãnazinho e projetou o próximo duelo. “Os fatores importantes da partida, perdas de bola, rebotes de defesa e transição… Nós fizemos tudo isso muito mal. Precisamos corrigir. Temos que dar ênfase a todos esses aspectos. Estivemos abaixo do nosso padrão. A expectativa (para o último jogo) é a melhor possível. Jogando do lado do nosso torcedor, vamos partir para Franca e conquistar o título”.

Apesar de tentar reagir, o Franca não conseguiu impor suas qualidades como visitante, a exemplo do que aconteceu no primeiro desafio da série. ” A gente sabia que o Flamengo viria forte no começo do jogo. O Helinho pediu que eu marcasse forte o Marquinhos. As duas faltas não me tiraram da partida. Pecamos nos rebotes de defesa. Eles abriram 14 a 4 e ficou difícil recuperar. A gente reagiu e colocou uma intensidade boa, mas não conseguimos manter o ritmo ao longo da partida”, comentou Didi.

O Jogo 5 da finalíssima do NBB acontecerá no próximo sábado (08), no Ginásio Pedrocão, em Franca.

 

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete