Siga o OTD

Basquete

Ataque reaparece e Franca empata decisão da NBB

Com um ginásio a favor e mão certeira em quadra, Franca vence a primeira na final da NBB contra o Flamengo

Lucas Dias matou cinco bolas de três pontos (arquivo)

O melhor ataque do campeonato deu as caras nas Finais da NBB. Jogando em casa, o Franca Basquete fez 88 a 79 no Flamengo e empatou a série melhor de cinco em 1 a 1. Cerca de 5,2 mil pessoas compareceram ao Ginásio Pedrocão, na cidade de Franca, interior de São Paulo, na noite desta quinta (23).

Após anotar apenas 68 pontos no primeiro jogo da decisão, no Rio, o Franca voltou a marcar como durante todo o campeonato. É o time que mais faz pontos, com média de 87,15 por jogo. O rubro negro é o terceiro com 84,20 pontos por partida.

A grande arma do Franca foram as bolas de três pontos. Chutou 23 e colocou 11. O Flamengo, no mesmo quesito, chutou 29 e errou 19. Os paulistas foram melhores também nos arremessos de quadra, 55,8% contra 45,2% dos cariocas.

Lucas Dias matou cinco de oito bolas do perimetro para o time da casa e ainda pegou dez rebotes. O cestinha do jogo foi Jackson, também do time paulista, com 21 pontos em oito de dez arremessos de quadra convertidos e mais um de um de fora.

Pelo lado do Flamengo, destaque para o duplo duplo de Olivinha, cestinha do time com 19 pontos e maior reboteiro da partida com onze. Marquinhos, por outro lado, fez apenas quatro pontos em dois arremessos. De fora, aproveitamento de zero em três chutes.

Agora as duas equipes voltam a se enfrentar novamente em Franca no sábado, 14h30. Quem ganhar fica a uma vitória do título da NBB. O quarto jogo será no Rio e o quinto, se necessário, volta para São Paulo. Vale lembrar que, com a vitória desta quinta, o Franca não perde em casa já há 17 partidas.

+CONFIRA A TABELA DO NBB 2018/2019

O jogo

O primeiro tempo foi quase todo de Franca. Quase todo, porque o Flamengo ainda conseguiu fazer frente no começo. Marcou 10 a 5, depois 13 a 10, mas em uma bola de três de Lucas Dias Franca virou no 15 a 13 e aí sim começou a tomar conta do primeiro tempo.

A vantagem foi para cinco no 20 a 15 em mais uma bola de três, agora de Hettsheimeir, e subiu para oito nos segundos finais do primeiro quarto com mais uma de fora, agora de Alexey.

O segundo quarto começou com o Franca vencendo por 29 a 21, e ainda no primeiro minuto da parcial a diferença chegou nos dois dígitos: 31 a 21. A chuva de bolas de fora continuou forte e ainda antes da metade do período o Franca colocou 16 de frente no 42 a 26.

O Flamengo reagiu e descontou seis, no 44 a 34, mas o time paulista foi para o vestiário com 51 a 36 de vantagem após ganhar o segundo quarto por 22 a 15.

O Flamengo voltou melhor dos vestiários e ainda antes da metade do terceiro quarto chegou a cortar a vantagem para oito pontos. O Franca conseguiu brecar a reação, mas o rubro negro não parou e quando faltavam pouco mais de três minutos o placar marcava 57 a 53 para o time da casa. Aí Lucas Dias matou mais uma de fora e a vantagem subiu para sete (assista abaixo).

Nos últimos segundos do terceiro quarto o Franca ainda elevou um pouco mais a vantagem e, mesmo perdendo a parcial por 20 a 16, entrou no último período vencendo por 67 a 56.

Com o ginásio pegando fogo, o Franca começou o quarto quarto colocando mais quatro pontos de frente e chegando a 15 em uma bela bandeja de Elinho. O Flamengo parou o jogo e, na volta, Olivinha descontou dois, levou a falta e ainda matou o lance livre.

Nos minutos finais, o Flamengo ainda esboçou uma segunda “onda” de reação e chegou a colocar a distância em cinco no 78 a 73, mas não passou daí. Com o ginásio efervescente e a mão calibrada, Franca manteve a ponta no placar até o fim do jogo.

Mais em Basquete