Siga o OTD

Basquete

Franca e Flamengo começam a decidir da NBB no domingo

Flamengo e Franca Basquete decidem a NBB em série melhor de cinco com vantagem de mando para o time paulista

Na fase de classificação cada um ganhou uma (João Pires/LNB)

As finais da NBB 2018/2019 já têm seus confrontos definidos. Sesi Franca Basquete e Flamengo passaram por seus adversários nas semifinais e avançaram à grande decisão do maior campeonato do país, que terá início no domingo (19), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho. O rubro-negro garantiu vaga na terça (14).

A decisão será disputada em uma série melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), que foi o melhor time da fase de classificação. Já os Jogos 1 e um possível 4, com mando do Flamengo, o segundo melhor classificado, serão realizados no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).

Na fase de classificação, uma vitória para cada lado em casa. O Franca Basquete venceu no Ginásio Pedrocão por 84 a 77 e o Flamengo deu o troco no Tijuca Tênis Clube por 79 a 74.

Essa é a segunda vez que o Franca chega às finais do NBB. A primeira foi na temporada 2010/2011, na qual foi vice-campeão. Já o Flamengo, maior campeão da competição com cinco títulos, fará sua sétima aparição na decisão.

O time francano retornou às Finais do NBB após oito anos com campanha invicta nos playoffs. Fez 3 a 0 contra o Sendi/Bauru nas quartas e 3 a 0 contra o Mogi das Cruzes/Helbor na semifinal. Curiosamente, em toda a história da competição, somente duas equipes já realizaram esse feito: o Franca de 2010/2011 e o Flamengo de 2008/2009.

Já o clube rubro-negro passou pelo Corinthians nas quartas de final por 3 a 0 e pelo Botafogo na semifinal por 3 a 1. Agora, a equipe está de volta à decisão do maior campeonato do país depois de duas edições fora.

Apesar de ser uma final inédita no NBB, essa não será a primeira vez que Franca e Flamengo farão uma decisão na atual temporada. Os dois clubes estiveram a finalíssima da Copa Super 8, torneio que valeu vaga na Liga das Américas da próxima temporada. Em jogo único realizado no Ginásio Pedrocão, o clube da Gávea levou a melhor por 79 a 75 e faturou o título.

O calendário das Finais da NBB entre Flamengo e Franca Basquete

Jogo 1 – 19/05 (Domingo), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca

Jogo 3 – 25/05 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca

Jogo 4* – 01/06 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

Jogo 5* – 08/06 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário

Mais em Basquete