Siga o OTD

Basquete

Nenê pode ter feito último jogo da carreira em derrota do Houston

Nenê demonstrou intenção de se aposentar após fim da temporada da NBA, que chegou para seu time nesta 6ª

O brasileiro Nenê pode ter feito o último jogo da carreira nesta sexta (10). Seu time, o Houston Rockets, perdeu para o Golden State Warriors por 118 a 113 e acabou eliminado da série melhor de sete válida pelos playoffs semifinais da Conferência Oeste, na NBA.

Em recente entrevista, Nenê, de 36 anos, afirmou: “vou conversar com eles (Houston Rockets) depois que a temporada terminar. Mas já está findando o meu tempo, meu legado… Tudo que fiz, eu fiz, e já está chegando o tempo do Nenê dar atenção exclusiva aos meninos (filhos). Tá se findando já”, segundo o blog Bala na Cesta do jornalista Fábio Balassiano.

A temporada para o Houston Rockets acabou porque a derrota desta sexta (10), em casa, fechou a série em 4 a 2. Os Warriors seguem em busca do tricampeonato da NBA e agora vão medir forças na final da conferência em nova série melhor de sete. Esperam o vencedor de Portland Trail Blazers e Denver Nuggets, que fazem o jogo sete da série deles neste domingo (12), em Denver.

Na partida dos playoffs que pode ter marcado sua despedida, Nenê teve mais minutos em quadra do que vinha tendo nas últimas partidas. Jogou pouco mais de nove minutos, contra média de três ou quatro de antes. Fez dois pontos, acertando o único arremesso que fez, pegou dois rebotes e deu um toco e uma assistência.

Nenê cumprimenta Curry na saída da quadra após o jogo em Houston (Twitter/Houston)

Nenê na NBA

O pivô brasileiro completou sua 16ª temporada na NBA. Começou em 2002 no Denver Nuggets, onde ficou mais tempo, passou pelo Washington Wizards e chegou ao Houston Rockets em 2016.

Na temporada 2007/2008 precisou se afastar por conta de um câncer nos testículos. Após superar o problema, voltou na temporada seguinte e fez 77 jogos sendo titular em 76. Em 2009/2010 pela primeira vez participou de todos os 82 jogos da temporada regular.

Em sua carreira na NBA, Nenê tem média por jogo de 11,3 pontos, seis rebotes, 1,2 assistência e 0,8 tocos. O índice de acerto de arremessos de quadra é de 54,8%, de lances livres é de 66% e em bola de três pontos colocou 13,2% das que tentou. Esteve em quadra, em média, pouco mais de 26 minutos por jogo.

Nos playoffs deste ano jogou em média sete minutos. Acertou todos os arremessos de quadra que fez e 77,8% dos lances-livres. Não meteu nenhuma bola de três. A média de pontos foi de 3,9 por jogo, além de dois rebotes.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete