Siga o OTD

Basquete

Sorocaba supera São Bernardo e vence a primeira na LBF 2019

Com Aruzha e Lê Lisboa inspiradas, Pró-Esporte/Sorocaba se impõe sobre o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, vence a primeira em 2019 e sai provisoriamente da lanterna

Marina Gouvêa

Depois de sete derrotas, o Pró-Esporte/Sorocaba conquistou sua primeira vitória na LBF 2019. As comandadas do técnico Marcinho venceram nesta quinta-feira (2) o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip por 72 a 60, com grande partida da armadora Aruzha e da ala/pivô Lê Lisboa.

A vitória em casa, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), tirou a equipe provisoriamente da última posição. A equipe ainda encerra sua participação no primeiro turno neste sábado, fora de casa, contra o Santo André/Apaba.

A equipe do ABC paulista sofreu o sexto revés no ano e figura na oitava posição, a última para os playoffs, com 33,3% de aproveitamento. As sorocabanas estão agora na 9ª posição, com 12,5% de aproveitamento e um triunfo em oito jogos – a LSB RJ/Sodiê Doces tem um jogo a mais.

+CONFIRA A TABELA DA LBF 2019

Aruzha foi a cestinha do jogo com 21 pontos, 6 rebotes e 6 assistências em 30 minutos. Foi a quarta vez em sete jogos que a armadora ultrapassou a barreira dos 20 pontos em 2019. Lê Lisboa pontuou menos, mas foi mais eficiente: anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes, com 69,6% de aproveitamento nos arremessos e 23 de eficiência para ficar o troféu de MVP da partida pela segunda vez na temporada, desta vez com gosto de vitória. Lorena também deixou dois dígitos em dois fundamentos, com 11 pontos e 11 rebotes em 29 minutos.

Pelo time do ABC, a armadora Larissa fez 17 pontos e 8 assistências, enquanto a pivô Juliana deixou um duplo-duplo de 11 pontos e 10 rebotes. Cestinha da equipe na temporada, a pivô Glenda não estava em boa noite e fez apenas 3 pontos e 3 rebotes em 12 minutos em quadra.

O jogo – Após um primeiro quarto equilibrado (18×16), as donas da casa se impuseram no segundo período, dominando todo o tempo e com Aruzha colocando a bola debaixo do braço, conquistando a liderança no intervalo apenas pela terceira vez na temporada – também havia conseguido na estreia, contra o Ituano, e contra a Uninassau, mas sofrido a virada na etapa final.

O fantasma da derrota quis assombrar de novo no terceiro quarto, quando o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip encostou no placar e reduziu a diferença para apenas dois pontos (45×43). Mas a reação das visitantes ficou nisso e o Pró-Esporte/Sorocaba voltou a abrir 14 ao fim de 30 minutos.

No quarto final, com uma boa vantagem no placar, as sorocabanas diminuíram o ritmo e até permitiram a vitória parcial do time do ABC, mas o triunfo geral estava garantido. Muita festa em quadra e nas arquibancadas do Gualberto Moreira. O técnico Marcinho também comemorou:

“Vitória importante para continuarmos sonhando com a classificação aos playoffs. Além disso, serve como estímulo para as meninas continuarem trabalhando forte, como estão fazendo desde o início da competição. Apesar da pouca idade, elas estão se esforçando bastante e demonstrando muito profissionalismo”, comentou o comandante sorocabano.

Próximos jogos: O Pró-Esporte/Sorocaba enfrenta o Santo André/Apaba no sábado (4/5, 18h, LBF LIVE), no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista. Já o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip começa o segundo turno fora de casa, contra o Ituano Basquete, no dia 11 (17h, LBF LIVE).

Mais em Basquete