Siga o OTD

Basquete

Revelação de 15 anos estreia em time adulto do basquete brasileiro

Felipe Martins já esteve em quadra na primeira fase do Campeonato Brasileiro defendendo o Blackstar Basquete

O jovem Felipe Martins é a grande revelação do Blackstar Basquete (divulgação)

O Blackstar Basquete é uma equipe jovem, que vem crescendo a cada ano e tem buscado sempre objetivos maiores para manter esse quadro evolutivo. Com esse panorama favorável, a equipe de Joinville é uma das debutantes do Campeonato Brasileiro de Clubes Masculino 2019.

O time é comandado pelo ex-jogador Carlos Henrique Olívia e conta com um elenco mesclado, com atletas experientes e novatos, como o ala Felipe Martins, de apenas 15 anos, que já esteve em quadra nesta primeira fase do Campeonato Brasileiro.

O presidente do Blackstar Basquete, Rodrigo Lima, apresenta a jovem promessa. “O Felipe, que tem apenas 15 anos e completa 16 somente no final do ano, é um ala de 1m88 e iniciou sua base na AABJ, outra equipe joinvillense. Atualmente, Felipe é o principal pontuador de nossa equipe sub-17 no campeonato estadual. O atleta tem como sua principal característica a versatilidade, pois tem a defesa como seu ponto forte e um biótipo físico que o permite marcar jogadores de diferentes posições”.

Olívia acrescenta: “uma grata surpresa, pois é um menino que vem crescendo, uma vez que trabalha sempre forte, é humilde e que gosta de aprender, escutando atentamente tudo o que é passado nos treinamentos e jogos. Um diferencial é que atua pensando no grupo, não nele exclusivamente, tanto na categoria dele, quanto agora que subiu para o adulto. Ainda está meio preso, mas aos poucos vai se soltando, por isso tenho certeza que logo será uma revelação grande”.

Para o experiente Tiagão Valentim, Felipe Martins tem tudo para crescer. “Jogador inteligente, que atende às nossas necessidades e que vem evoluindo bastante. Ele fez alguns treinos com a equipe adulta e deu para perceber que é um menino bastante dedicado e que escuta o técnico e os jogadores mais velhos; isso é um passo importante, pois essa juventude de hoje não quer mais ouvir nada, eles acham que já sabem de tudo”, explicou o pivô de 37 anos.

“Eu tento passar um pouco da calma e experiência do dia a dia de treinamento e dos jogos, uma vez que no basquete de hoje é importante escutar e ter tranquilidade para executar os movimentos. Sempre falo para ele se dedicar bastante, pois vem tendo uma ótima oportunidade, já que o Blackstar Basquete agora conta com a equipe profissional e eles não precisam buscar outros clubes para seguir carreira”, complementou Tiagão.

O jovem ala Felipe Martins é nascido em Florianópolis (SC), mas reside em Joinville (SC) desde os três anos de idade. “Eu comecei a jogar basquete aos 11 anos, no meu colégio, Bom Jesus Ielusc, onde fiquei até completar 13 anos. Em 2017 passei a treinar no time sub-14 da AABJ, equipe que defendi até a metade do ano passado, quando me transferi para o Blackstar Basquete. Iniciei os treinos na equipe adulta recentemente, há quase dois meses”.

“Com relação à minha estreia na equipe adulta, ela se deu no jogo realizado em Joinville (SC), quando o Blackstar enfrentou a LSB/PMS. E foi uma experiência cheia de aprendizados, pois tive a chance de enxergar o jogo, tanto dentro de quadra, quanto fora dela também”, finalizou Martins.

Blackstar Basquete

O presidente Rodrigo Lima conta a trajetória da equipe. “Há três anos começamos timidamente a disputar competições em nível estadual. Em 2019 montamos equipes nas categorias: baby, sub-12, sub-13, sub-15, sub-17, adulto, 40+ e 50+, todas disputando o campeonato da Federação Catarinense. O processo de formação de uma base qualificada é gradativo, por isso optamos por iniciar esse plantio o quanto antes. Neste último mês subimos cinco atletas do sub-17 para encorpar os treinos do adulto”.

“Nossa meta para o segundo semestre é que esses atletas estejam aptos para estarem ativos em nosso rodízio de quadra, pois uma das exigências da FCB é que o campeonato adulto valorize e oportunize o trabalho de base”, completa o presidente do Blackstar Basquete.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete