Siga o OTD

Basquete

Lyon, de Clarissa dos Santos, vai à final da Liga francesa

Time garantiu vaga ao vencer o Flammes Carolo por 73 a 68. A série decisiva em melhor de cinco jogos começa dia 6 de maio

O Lyon Asvel, time da brasileira Clarissa dos Santos, está na final da Liga da França de basquete feminino e irá decidir o título contra a equipe de Montpellier. Em sua terceira temporada na França, a pivô estará em sua primeira decisão do torneio.

O Lyon Asvel garantiu vaga ao vencer o Flammes Carolo, nesta terça-feira (30), por 73 a 68. A série decisiva em melhor de cinco jogos tem partidas agendadas para os dias 6, 8, 14,16 e 23 de maio.

“Estou muito feliz pela conquista dessa vaga. Passamos momentos complicados na temporada, mas confiamos no trabalho e alcançamos o nosso objetivo que foi chegar à final”, afirmou Clarissa dos Santos. “Mas ainda não acabou e acreditamos que não será fácil porque o adversário é forte. Será um jogo decidido em detalhes”.

Até chegar a decisão, o Lyon Asvel venceu todos os quatro jogos dos playoffs da liga de basquete feminino da França e terminou a fase de regular inicial na primeira colocação. Somou 18 vitórias e quatro derrotas. Como vencedor da primeira fase, tem a vantagem de fazer o primeiro e, se necessário, o quinto jogo em seu ginásio.

Destaque durante todo o torneio, Clarissa dos Santos participou somente de cinco minutos da primeira partida da semifinal, até sentir uma lesão na perna esquerda. Fora do jogo desta terça-feira, ela busca recuperação para reforçar o time nas partidas finais.

Em sua temporada de estreia na França, defendendo a equipe de Bourges, Clarissa conquistou o título da Copa da França e MVP da decisão, em 2017.

WNBA e Seleção Brasileira

A brasileira também atuou em duas temporadas na WNBA, pelo Chicago Sky. Em 2016 a equipe disputou os playoffs e ficou na semifinal da conferência Leste. Clarissa dos Santos atuou em 34 jogos, somou 167 pontos e 144 rebotes, com 17,5 minutos de média de atuação por partida.

Pela seleção, participou de dois Jogos Olímpicos, sendo a maior ‘reboteira’ das edições realizadas em Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). Ainda defendeu o Brasil no Pré-Olímpico de 2011, Mundial da Turquia em 2014, além de disputar os Mundiais Sub-19 e Sub-21

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete